Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Funghi

Risoto de Funghi

PREPARO

60 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Funghi

Hoje temos por aqui Risoto de Funghi que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 60 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto de funghi

O risoto de funghi é uma delícia que você pode preparar sem dificuldade para um almoço especial. Ele agrada desde o começo, pelo perfume do cogumelo até o final, com toda sua cremosidade. Anote a receita.

Confira: Risoto Caprese


Ingredientes Para Risoto de Funghi

  • 1 xícara de chá de funghi secchi
  • 4 xícaras de chá de água morna
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola grande bem picada
  • 2 xícaras de chá de arroz arbóreo
  • 1 xícara de chá de vinho branco seco
  • 5 xícaras de chá de caldo de galinha quente
  • 1 xícara de chá de parmesão ralado
  • Sal a gosto

Como Fazer Risoto de Funghi


Passo 1

Em primeiro lugar lave o funghi e coloque em uma tigela. Cubra com a água morna e deixe hidratar por 20 minutos.


Passo 2

Em uma panela grande, derreta 2 colheres de manteiga e refogue a cebola.Quando começar a dourar, junte o arroz e frite até começar a ficar transparente.


Passo 3

Escorra o funghi e adicione à panela, juntamente com o vinho. Mexa até o líquido evaporar e comece a acrescentar o caldo de legumes, 1 xícara de cada vez.


Passo 4

Quando o líquido secar, coloque mais e mexa. Repita o processo até que o arroz esteja cozido al dente.


Passo 5

Apague o fogo, junte a manteiga restante e o queijo parmesão. Acerte o sal e sirva quente.


Informações Adicionais

O segredo da cremosidade do risoto é mexer com frequência para liberar o amido do arroz.

Hidrate o funghi antes de picá-los.

Combinações

Risoto de funghi com carne

Coloque 1 xícara de chá de funghi em uma tigela, cubra com água quente e deixe de molho enquanto prepara os passos seguintes. Derreta 1 colher de manteiga e frite ½ cebola picada e 1 dente de alho amassado. Quando dourar, junte 400 g de carne moída. Frite a carne em fogo baixo, mexendo para não juntar água. Em seguida acrescente 2 xícaras de chá de arroz carnaroli e deixe fritar. Adicione ½ xícara de chá de vinho e o funghi escorrido. Quando o vinho secar, vá juntando 1 litro de caldo de carne, de pouco em pouco, e mexendo para que o arroz cozinhe e fique cremoso. Quando o arroz estiver no ponto, junte 1 colher de sopa de manteiga, salsinha picada e queijo ralado a gosto. Mexa bem, apague o fogo e sirva.

Risoto de funghi vegano

Hidrate ½ xícara de funghi seco em água quente por 15 minutos. Em uma panela aqueça 1 colher de azeite e refogue 1 cebola picada até ficar translúcida. Em seguida, adicione o funghi e refogue por alguns segundos. Junte 1 xícara de arroz para risoto e frite por alguns minutos, mexendo para não queimar. Tempere com sal a gosto e junte 1 litro de caldo de legumes caseiro. Mexa a cada vez que adiciona o caldo para liberar o amido do arroz e deixá-lo cremoso. Sirva quente.

Risoto de funghi cremoso

Refogue 1 cebola e ½ talo de alho poró em 1 colher de sopa de manteiga. Adicione 150 g de funghi secchi hidratado e escorrido, 2 xícaras de chá de arroz e frite por 2 minutos. Acrescente ¼ de copo de vinho branco e, quando secar, adicione 2 xícaras de água fervente. Mexa de vez em quando até o arroz cozinhar. Adicione 1 caixa de creme de leite, 1 pacote de queijo ralado e mexa até integrar bem. Apague o fogo, decore com salsinha

Risoto de funghi trufado

Aqueça bem um fio de azeite em uma frigideira grande e refogue 500 g de funghi fresco laminado. Frite o cogumelo aos poucos e retire para um prato. Na mesma panela frite 1 cebola e 1 dente de alho. Junte 400 g de arroz arbóreo e deixe fritar alguns minutos. Acrescente 50 g de funghi seco hidratado e 250 ml de vinho branco seco e mexa até evaporar. Em seguida comece a acrescentar caldo de legumes aos poucos, aproximadamente 2 litros, mexendo e cozinhando lentamente. No final do cozimento junte os cogumelos salteados, 2 colheres de sopa de manteiga e queijo ralado a gosto. Sirva bem quente, regado com azeite de trufas.

Dúvidas

Risoto de funghi é saudável?

O funghi tem baixo índice calórico, poucos carboidratos e boa quantidade de proteínas. São também ricos em vitamina D, um importante aliado no combate da anemia.

Risoto de funghi pode ser congelado?

Não se recomenda o congelamento de pratos com muito caldo, como é o caso do risoto de funghi.

Qual vinho usar no risoto de funghi?

Use sempre vinho seco para preparar o seu risoto de funghi, de preferência branco.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas