Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Frango

Risoto de Frango

PREPARO

60 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Frango

Hoje temos por aqui Risoto de Frango que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 60 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de Risoto de Frango

Uma receita saborosa, com ingredientes que você provavelmente tem em casa. Esse risoto de frango é tudo o que você precisa para um jantar nutritivo.

Confira: Risoto de Camarão


Ingredientes Para Risoto de Frango

  • 1 colher de sopa de azeite
  • 100 g de bacon picado
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola grande picada
  • 4 coxas de frango sem pele e sem osso, cortadas em 4 partes
  • 1 ½ litro de caldo de galinha
  • 2 dentes de alho amassados
  • 300 g de arroz arbório
  • 150 ml de vinho branco seco
  • 50 g de queijo parmesão ralado fino
  • ½ maço de salsinha picada

Como Fazer Risoto de Frango


Passo 1

Aqueça o óleo em uma frigideira funda e frite o bacon até dourar e ficar crocante. Despeje em um prato e reserve.


Passo 2

Reduza o fogo e adicione 1 colher de manteiga na panela, misture com a gordura e o óleo do bacon e junte a cebola.


Passo 3

Frite até ficar bem macia e translúcida. Junte os pedaços de frango e frite até ficar levemente dourado. Adicione o alho e frite por mais um minuto.


Passo 4

Polvilhe o arroz sobre o frango e mexa para revestir o arroz no óleo e na manteiga. Deixe fritar por uns 2 minutos e despeje o vinho.


Passo 5

Mexa até que a maior parte seja absorvida, em seguida, adicione o caldo de galinha quente, uma concha de cada vez, mexendo sempre.


Passo 6

Espere até que cada concha de caldo seja absorvida antes de adicionar a próxima. Continue adicionando o caldo até que o arroz esteja macio, cerca de 20 minutos.


Passo 7

Retire o risoto do fogo e junte o parmesão, o bacon frito, a salsa e a colher de sopa restante de manteiga. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos antes de servir.


Informações Adicionais

Talvez você não precise usar todo o caldo de galinha, ou talvez precise de um pouquinho mais. A medida da receita é um valor aproximado. Teste o ponto do seu arroz.

Combinações

Risoto de frango simples

Cozinhe 1 peito de frango com água para cobrir e 1 tablete de caldo de galinha. Reserve o caldo do cozimento e desfie o frango. Refogue 1 cebola picada e 2 dentes de alho em um fio de azeite. Acrescente 1 sachê de molho de tomate, 300 ml do caldo reservado, ¼ de xícara de azeitonas verdes picadas e 1 lata de milho verde. Junte 4 xícaras de arroz cozido e misture bem. Deixe cozinhar por alguns minutos para pegar o sabor. Acrescente 1 colher de sopa de margarina e um punhado de salsa picada. Sirva quente.

Risoto de frango com creme de leite

Refogue em azeite 1 cebola picada e 1 dente de alho amassado. Adicione 2 xícaras de chá de arroz, 1 peito de frango cozido e desfiado, sal a gosto e 4 xícaras de chá de água quente. Cozinhe como de costume. Quando estiver quase secando junte 1 caixinha de creme de leite e noz moscada ralada a gosto. Mexa bem e apague o fogo quando levantar fervura novamente. Polvilhe com bastante queijo parmesão ralado e sirva em seguida.

Risoto de frango com cenoura

Corte 1 peito de frango sem pele e sem osso em cubinhos, tempere com suco de 1 limão, sal e pimenta do reino a gosto e deixe marinar por 30 minutos. Frite o peito de frango já em um pouco de azeite ou manteiga até dourar. Adicione 1 xícara de arroz, 1 cenoura grande ralada e azeitonas picadas a gosto. Acrescente 2 ½ xícaras de chá de água quente e 1 colher de chá de amido de milho dissolvido em um pouquinho de água fria. Mexa de vez em quando. Se necessário adicione mais água quente até que o arroz esteja no ponto de risoto, cozido e bem cremoso. Polvilhe com queijo ralado a gosto e sirva quente.

Dúvidas

Risoto de frango é saudável?

O frango é uma carne com baixo teor de gordura, indicado para as dietas de redução de peso e ganho de massa muscular. Fornece energia e é fonte de várias vitaminas essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Risoto de frango pode ser congelado?

De modo geral, pratos com muito caldo, como o risoto de frango, por exemplo, não são bons para serem congelados.

Qual vinho servir com risoto de frango?

Sirva o risoto de frango com vinho branco.

Qual salada combina com risoto de frango?

Uma deliciosa salada caprese é o complemento ideal para seu risoto de frango: 2 tomates fatiados, 150 gramas de mussarela de búfala, sal e pimenta do reino a gosto, folhas de manjericão, tudo regado com azeite de oliva extra virgem.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas