Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Filé Mignon

Risoto de Filé Mignon

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Filé Mignon

Hoje temos por aqui Risoto de Filé Mignon que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto de filé mignon

Este risoto de filé mignon é uma refeição completa que dispensa acompanhamento (mas não uma boa sobremesa). Use arroz arbóreo ou carnaroli para garantir a cremosidade do risoto e bom apetite.

Confira: Risoto de Funghi


Ingredientes Para Risoto de Filé Mignon

  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo
  • 3 xícaras de chá de caldo de carne
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 400 g de filé mignon em tirinhas
  • 100 g de palmito em conserva picado
  • 1 xícara de chá de brócolis
  • sal e pimenta do reino a gosto

Como Fazer Risoto de Filé Mignon


Passo 1

Derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma panela funda. Adicione o arroz e frite, mexendo sempre, por 3 minutos ou até dourar levemente.


Passo 2

Reduza o fogo e junte lentamente 1 xícara de caldo de carne. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que quase todo o caldo tenha sido absorvido.


Passo 3

Em seguida adicione mais 1 xícara de caldo. Continue cozinhando, mexendo ocasionalmente, 5-8 minutos ou até que quase todo o caldo tenha sido absorvido.


Passo 4

Proceda dessa forma, adicionando caldo e mexendo, até que o arroz cozinhe. Em outra panela, derreta 2 colheres de sopa de manteiga e adicione as tiras de carne e o palmito.


Passo 5

Cozinhe em fogo alto, mexendo sempre, até que a carne não esteja mais rosada. Adicione o brócolis, sal e pimenta e continue cozinhando, mexendo de vez em quando até o brócolis ficar crocante.


Passo 6

Misture ao risoto e acrescente 1 colher de sopa de manteiga bem cheia. Sirva quente.


Informações Adicionais

  • Use caldo de carne ou de legumes para fazer esta receita, sempre bem quente.
  • Não lave o arroz do risoto. É o amido do arroz que deixa o risoto cremoso.

Combinações

Risoto de file mignon com queijo

Pique 250 g de filé mignon em pedaços pequenos. Salteie com azeite, alho e cebola, retire para um prato e reserve. Na mesma panela frite 2 xícaras de chá de arroz. Junte 1 xícara de chá de vinho branco e mexa para evaporar. Comece a juntar 1 l de caldo de carne, mexendo e acrescentando o caldo aos poucos, até o arroz ficar al dente. Quando estiver quase pronto, junte a carne e 70 g de queijo gorgonzola. Acerte o sal e sirva em seguida.

Risoto de file mignon com rúcula

Em uma panela, refogue ½ cebola picada em 2 colheres de sopa de manteiga. Adicione 1 ½ xícara de chá de arroz arbóreo e refogue um pouco. Junte 1 xícara de chá de vinho branco e misture. Quando o líquido secar, junte 800 ml de caldo de carne aos poucos para cozinhar o arroz lentamente. Enquanto isso doure 150 g de filé mignon picado em 1 colher de sopa de manteiga. Junte 1 xícara de chá de rúcula picada, tempere com sal e pimenta do reino e refogue até murchar. Quando o arroz estiver pronto, junte o filé mignon e a rúcula, 1 colher de sopa de manteiga. Misture e sirva imediatamente.

Risoto de file mignon com alho poró

Doure ligeiramente 200 g de filé mignon cortado em cubinhos em um fio de azeite. Reserve. Na mesma panela aqueça, em fogo médio, 2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de sopa de manteiga. Adicione ½ cebola picada e refogue. Quando estiver transparente, aumente o fogo, adicione 1 xícara de chá de arroz carnaroli e comece a fritá-lo. Mexa constantemente por 2 ou 3 minutos e adicione 1 copo de vinho branco seco sem parar de mexer. Quando evaporar vá acrescentando caldo de carne até cozinhar (aproximadamente 5 xícaras de chá). Na metade do cozimento, acrescente o filé mignon e ½ xícara de chá de alho poró picado e continue mexendo. Continue adicionando o caldo e mexendo até cozinhar Por fim apague o fogo junte 1 colher de sopa de manteiga e 50 g de queijo parmesão ralado na hora, Misture bem e sirva, polvilhado com cebolinha verde picada.

Risoto de file mignon suíno

Modo de preparo de Risoto de Filé Mignon Suíno Frimesa com purê de abóbora cabotiá

Corte 400 g de filé mignon suíno em cubos e tempere com sal e pimenta. Em uma panela refogue a cebola e o alho até dourar, acrescente a carne e doure bem.Tempere com sal e pimenta e reserve. Na mesma panela derreta 2 colheres de sopa de manteiga e doure ½ cebola picada e 2 dentes de alho amassados. Em seguida frite 3 xícaras de chá de arroz arbóreo. Regue com ½ xícara de chá de vinho branco seco. Mexa para secar e vá juntando 1 ½ litro de caldo de carne aos poucos para cozinhar o arroz. Quando estiver al dente, junte o filé suíno, 1 colher de sopa de manteiga e 100 g de queijo gorgonzola. Misture vigorosamente e sirva em seguida.

Dúvidas

Risoto de file mignon é saudável?

Os principais nutrientes presentes no filé mignon são o ferro, potássio, zinco selênio e magnésio, por isso ajuda na proteção do sistema nervoso e na prevenção de doenças como a anemia.

Risoto de file mignon pode ser congelado?

Não recomendamos congelar risoto de filé mignon porque a textura fica prejudicada quando descongelado.

Qual vinho combina no risoto de file mignon?

Para servir o risoto de filé mignon escolha um bom vinho tinto seco.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas