Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Couve-Flor

Risoto de Couve-Flor

PREPARO

20 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Couve-Flor

Hoje temos por aqui Risoto de Couve-Flor que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 20 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto de couve-flor

O risoto de couve-flor fica tão cremoso quanto um risoto tradicional, mas com a vantagem de ter muito menos carboidratos. Por isso ele é o acompanhamento perfeito para qualquer proteína e fica pronto em apenas 20 minutos. Confira!

Confira: Risoto de Quatro Queijos


Ingredientes Para Risoto de Couve-Flor

  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 cabeça de couve-flor crua ralada
  • ½ xícara de chá de requeijão cremoso
  • 1 xícara de chá de parmesão ralado
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ colher de chá de pimenta do reino
  • 2 colheres de sopa de salsa picada

Como Fazer Risoto de Couve-Flor


Passo 1

Derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a cebola e cozinhe até amolecer.


Passo 2

Junte o alho e cozinhe mais alguns minutos. Em seguida junte a couve-flor e cozinhe em fogo médio por 10 minutos, mexendo sempre.


Passo 3

Adicione o requeijão, o parmesão, o sal e a pimenta e mexa bem. Continue cozinhando em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que a couve-flor esteja macia e a mistura fique espessa e cremosa.


Passo 4

Misture a salsinha antes de servir quentinho.


Informações Adicionais

  • Para fazer o risoto use apenas as flores da couve-flor. Guarde os talos para fazer caldo de legumes.
  • Você pode ralar a couve-flor, passar pelo processador de alimentos, usar o liquidificador na função pulsar ou ainda picar bem miudinho com uma faca (teste suas habilidades!).

Combinações

Risoto de couve-flor com frango

Refogue 2 dentes de alho e 1 cebola em 2 colheres de sopa de azeite. Junte 1 xícara de chá de couve-flor crua ralada e ½ xícara de chá de caldo de galinha. Quando a couve-flor estiver molinha acrescente 1 xícara de chá de frango cozido e desfiado (com temperos a gosto), 2 colheres de sopa de cream cheese e 2 colheres de sopa de salsinha picada. Sirva quente.

Risoto de couve-flor com camarão

Doure 300 g de camarões limpos em 2 colheres de sopa de salsinha e 1 colher de sobremesa de pasta de alho. Reserve. Na mesma panela junte 1 colher de sopa de azeite, ½ cebola picada e 1 couve-flor ralada. Tempere com sal e pimenta, junte ½ xícara de chá de creme de leite sem soro e os camarões. Deixe voltar a aquecer e sirva polvilhado com cebolinha verde picada.

Risoto de couve-flor com bacon

Coloque 1 couve-flor média passada pelo processador em uma frigideira funda com 1 dente de alho inteiro. Junte caldo de legumes quente até quase cobrir. Deixe cozinhar em fogo alto até ficar macio. Se sobrar caldo, escorra e reserve. Descarte o alho. Na mesma frigideira derreta 1 colher de sopa de manteiga e doure 100 g de bacon picado. Adicione 1 abobrinha ralada no ralo grosso e refogue por 1 minuto. Junte a couve-flor reservada, 50 g de creme de leite sem soro e ½ xicara de chá de queijo parmesão. Misture bem e sirva.

Risoto de couve-flor com alho poró

Refogue 1 cabeça de couve-flor ralada com 1 cebola picada e 2 talos de alho poró em 2 colheres de sopa de azeite. Adicione ½ xícara de chá de vinho branco e 1 xícara de chá de caldo de legumes. Cozinhe até que a couve fique bem macia. Acrescente ½ xícara de chá de queijo brie e ½ xícara de chá de castanha de caju. Polvilhe com queijo ralado e sirva.

Risoto de couve-flor com creme de leite

Em uma panela aqueça 3 colheres de sopa de azeite, junte ½ cebola picada, 2 dentes de alho picados e doure ligeiramente. Em seguida adicione 300 g de couve-flor triturada. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e refogue até ficar al dente. Adicione ½ caixinha de creme de leite, 2 fatias de mussarela picada, 2 colheres de sopa de queijo ralado. Misture até o queijo derreter, polvilhe com salsinha e sirva.

Dúvidas

Risoto de couve-flor é saudável?

O risoto de couve-flor é low carb, por isso é muito bom para ser incluído nas dietas de perda de peso. A couve-flor também é rica em fibras, reduz inflamações e melhora a saúde dos ossos.

Risoto de couve-flor pode ser congelado?

Não recomendamos o congelamento do risoto de couve-flor porque ele perde a cremosidade.

Qual vinho combina no risoto de couve-flor?

O risoto de couve-flor combina com vinho branco suave.

O que combina com risoto de couve-flor?

Para tornar o risoto de couve-flor uma refeição completa escolha qualquer tipo de proteína como carne ou frango grelhados.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas