Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Costela

Risoto de Costela

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Costela

Hoje temos por aqui Risoto de Costela que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto de costela

O risoto é um prato versátil porque pode ser feito com qualquer ingrediente, até mesmo aquelas sobras que você não sabe como aproveitar, como este risoto de costela. De sabor forte, é uma ótima pedida para os dias mais frios.

Confira: Risoto vegetariano


Ingredientes Para Risoto de Costela

  • 6 dentes de alho
  • 2 cebolas pequenas
  • 2 colheres de sopa azeite
  • 1,5 xícaras de chá de arroz carnaroli
  • 2/3 de xícara de chá de vinho branco
  • 6 xícaras de caldo de galinha
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado
  • 4 xícaras de sobras de costelas picadas
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • raspas de 1 limão
  • Ervas frescas a gosto (tomilho, alecrim, orégano, manjericão ou salsa)

Como Fazer Risoto de Costela


Passo 1

Pique o alho e as cebolas e refogue no azeite. Adicione o arroz e deixe fritar, mexendo ocasionalmente.


Passo 2

Em seguida junte o vinho branco e refogue até que o vinho seja absorvido pelo arroz. Mexa de vez em quando para evitar que o arroz grude.


Passo 3

Adicione 1 xícara de caldo de galinha aquecido à frigideira e cozinhe por alguns minutos, mexendo de vez em quando. Reduza o fogo para médio.


Passo 4

Uma vez que a primeira xícara de caldo tenha sido absorvida, adicione outra xícara de caldo aquecido e cozinhe até que seja totalmente absorvido.


Passo 5

Mexa de vez em quando para não grudar. Repita esse processo até que o arroz esteja macio e pareça que não pode absorver mais líquido.


Passo 6

Adicione a costela picada ou desfiada e o queijo parmesão ralado, misturando bem por alguns minutos, até aquecer. Sirva em seguida, polvilhado com as ervas e casca de 1 limão ralado.


Informações Adicionais

Sinta-se à vontade para adicionar alguns cogumelos salteados ou verduras frescas como espinafre, acelga ou couve. Basta adicioná-los no final do cozimento do risoto.

Combinações

Risoto de costela com agrião

Leve uma panela ao fogo com 1 colher de sopa de óleo e refogue alho e cebola a gosto. Em seguida junte 1 ½ xícara de chá de arroz cru e refogue por 1 minuto. Acrescente 2 sachês de tempero pronto e 3 xícaras de chá de água fervente. Cozinhe em panela semitampada por 10 minutos. Adicione 1 tomate sem pele picado, 2 xícaras de chá de folhas de agrião e 1 xícara de chá de sobras de costela picada. Cozinhe até a água secar, junte 1 copo de requeijão, mexa bem e espere voltar a aquecer. Sirva em seguida.

Risoto de costela simples

Frite ½ cebola picada e 1 dente de alho em 2 colheres de sopa de azeite. Junte 1 pimentão picado e 1 copo americano de arroz. Refogue um pouco e despeje 2 copos de caldo de costela. Quando o arroz estiver quase cozido, junte 1 xícara de chá de costela cozida e desfiada e termine o cozimento. Apague o fogo e adicione 1 colher de sopa de queijo ralado e 1 colher de sopa de manteiga. Misture bem e sirva quente.

Risoto de costela de arroz arbóreo

Frite 50 g de bacon picado em 3 colheres de sopa de manteiga. Adicione 3 colheres de sopa de cebola picada e 1 dente de alho amassado e refogue até a cebola murchar. Em seguida acrescente 1 ½ xícara de chá de arroz arbóreo e 100 ml de vinho branco. Quando o vinho secar junte 1 litro de caldo de carne e cozinhe até o arroz ficar al dente. Adicione 250 g de costela desfiada, ½ xícara de tomate cereja cortado ao meio e ½ xícara de chá de queijo ralado. Misture bem e sirva a seguir.

Risoto de costela com queijo coalho

Aqueça 5 colheres de sopa de azeite e refogue 1 cebola. Acrescente 2 xícaras de chá de arroz para risoto, refogue e despeje 1 cálice de vinho branco. Assim que o vinho secar, junte caldo de legumes aos poucos, o suficiente para que o arroz cozinhe al dente. Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente 2 xícaras de chá de costela cozida e desfiada, 1 xícara de chá de queijo coalho, 2 colheres de sopa de manteiga. Termine o cozimento e sirva imediatamente.

Risoto de costela com banana da terra

Doure ½ cebola picada em 2 colheres de sopa de azeite. Adicione 3 xícaras de chá de arroz carnaroli e refogue. Junte 100 ml de vinho. Quando evaporar acrescente caldo de costela quente em quantidade suficiente para cozinhar o arroz. Adicione o caldo aos poucos, mexendo de vez em quando. Quando estiver cozido, junte 1 ½ xícara de chá de costela desfiada, 2 colheres de sopa de manteiga e 100 g de muçarela ralada. Sirva em seguida, acompanhado de banana da terra frita em manteiga.

Dúvidas

Risoto de costela é saudável?

O arroz contém proteínas, vitamina E e vitaminas do complexo B. Combinado com a costela fornece uma dose extra de energia.

Risoto de costela pode ser congelado?

É melhor não guardar o risoto, pois o processo de congelamento afeta a textura do arroz. Este é um daqueles pratos que é melhor apreciado imediatamente.

Qual vinho combina no risoto de costela?

O risoto de costela tem sabor forte então escolha um vinho de sabor mais frutado, de preferência tinto.

O que combina com risoto de costela?

Uma salada verde é o complemento ideal para o risoto de costela.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas