Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Cogumelos

Risoto de Cogumelos

PREPARO

45 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Cogumelos

Hoje temos por aqui Risoto de Cogumelos que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 45 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto de cogumelos

Existem todos os tipos de complementos saborosos para o risoto, e os cogumelos são apenas um deles. Os cogumelos adicionam um sabor terroso e saboroso à receita, o que o torna um bom complemento para pratos principais. Você pode servir risoto de cogumelos como acompanhamento, prato principal ou entrada de um menu italiano de vários pratos.

Confira: Risoto de Filé Mignon


Ingredientes Para Risoto de Cogumelos

  • 6 xícaras de caldo de galinha quente
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 200 g de cogumelos portobello
  • 200 g de cogumelos brancos
  • 2 cebolas médias cortadas em cubos
  • 1 ½ xícaras de chá de arroz arbóreo
  • ½ xícara chá de vinho branco seco
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de cebolinha picada
  • ⅓ xícara de chá de queijo parmesão ralado na hora
  • sal e pimenta preta moída na hora a gosto

Como Fazer Risoto de Cogumelos


Passo 1

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma panela grande em fogo médio. Adicione o cogumelo portobello e os cogumelos brancos cortados em fatias finas.


Passo 2

Cozinhe e mexa até ficar macio, cerca de 3 minutos. Retire os cogumelos e seu líquido para uma tigela e reserve.


Passo 3

Adicione a colher de sopa de azeite restante à panela. Junte a cebola e cozinhe até ficar transparente.


Passo 4

Em seguida junte o arroz e mexa até que o arroz fique completamente revestido com óleo e levemente dourado.


Passo 5

Despeje o vinho, mexendo sempre até que o vinho seja totalmente absorvido. Adicione 1/2 xícara de caldo quente ao arroz e mexa até que o caldo seja absorvido.


Passo 6

Continue adicionando o caldo, 1/2 xícara de cada vez, mexendo sempre, até que o líquido seja absorvido e o arroz esteja macio, mas firme à mordida (al dente), cerca de 15 a 20 minutos.


Passo 7

Retire do fogo. Misture os cogumelos reservados e seu líquido, manteiga, cebolinha e queijo parmesão. Tempere com sal e pimenta e sirva imediatamente.


Informações Adicionais

  • Você pode usar o cogumelo de sua preferência para fazer seu risoto, tanto fresco quanto seco.
  • Se usar cogumelo fresco, afervente antes para liberar o sabor mais facilmente. Se for cogumelo seco, hidrate por pelo menos 15 minutos. Nos dois casos não jogue o líquido fora, use para cozinhar o risoto.

Combinações

Risoto de cogumelos secos

Pique 40 g de tomate seco e 20 g de cogumelos secos. Hidrate por 15 minutos em 100 ml de caldo de legumes. Enquanto isso frite 1 cebola pequena ralada em 1 colher de sopa de azeite. Adicione 200 g de arroz arbóreo e 100 ml de vinho branco. Mexa até o vinho evaporar e, em seguida, junte os tomates e os cogumelos. Deixe o arroz cozinhar colocando mais 300 ml de caldo de legumes aos poucos, mexendo constantemente. Finalize o risoto com 2 colheres de sopa de manteiga e 50 g de queijo parmesão ralado.

Risoto de cogumelos frescos

Refogue 1 cebola e 1 dente de alho em um fio de azeite. Adicione 125 g de cogumelos paris frescos, limpos e cortados ao meio e cubra com 250 ml de caldo de legumes. Tampe a panela e deixe cozinhar enquanto, em outra panela, refoga 200 g de arroz para risoto em azeite até ficar translúcido. Acrescente os cogumelos, junte o vinho branco, espere secar e comece a adicionar caldo de legumes e mexer até que o arroz fique cozido al dente. Finalize com 2 colheres de sopa de manteiga. Em uma frigideira grande salteie mais 125 g de cogumelos paris com azeite e alho a gosto. Sirva o risoto com uma porção de cogumelos salteados e polvilhe salsinha para decorar.

Risoto de cogumelos e bacon

Pique 1 cebola pequena e 1 dente de alho e refogue em 50 g de margarina. Quando a cebola estiver dourada, junte 50 g de bacon em tirinhas e 200 g de cogumelos picados para saltear. Acrescente 200 g de arroz carnaroli e regue com 50 ml de vinho branco. Mexa para secar e comece a adicionar 600 ml de caldo de galinha, aos poucos e sempre mexendo até que o arroz cozinhe. Adicione mais 50 g de manteiga e queijo ralado a gosto. Sirva polvilhado com cebolinha a gosto.

Risoto de cogumelos e frango

Em uma panela grande refogue 1 cebola ralada em 50 g de manteiga. Junte 2 xícaras de chá de arroz arbóreo e quando estiver translúcido adicione 1 xícara de chá de vinho branco seco. Mexa até o vinho evaporar e acrescente 1 peito de frango cozido e desfiado. Aos poucos cozinhe o arroz com 3 xícaras de chá de caldo de galinha. No final do cozimento junte mais 50 g de manteiga e queijo parmesão ralado a gosto. Misutre vigorosamente e sirva quente.

Risoto de cogumelos cremoso

Refogue 1 dente de alho e 1 cebola picada em 2 colheres de sopa de azeite. Em seguida acrescente 200 g de arroz arbóreo, 100 g de cogumelos de sua preferência e 50 ml de vinho branco seco. Mexa até o vinho evaporar e comece a acrescentar 5 xícaras de chá de caldo de legumes, aos poucos , até que o arroz esteja cozido. Para finalizar o risoto misture bem 1 colher de sopa de manteiga e 3 colheres de sopa de cream cheese. Sirva imediatamente.

Dúvidas

Risoto de cogumelos é saudável?

As vitaminas do complexo B, abundantes nos cogumelos, fornecem energia para o organismo e desempenham importante papel na produção de hormônios e proteção do sistema nervoso.

Risoto de cogumelos pode ser congelado?

Risotos em geral não são pratos indicados para congelamento porque a textura fica muito alterada.

Qual vinho combina no risoto de cogumelos?

Se o risoto de cogumelos for servido como prato único, sirva com vinho branco. Se ele for servido com acompanhamento, combine o vinho com o prato principal.

Grávida pode comer risoto de cogumelos?

Os cogumelos ajudam a manter o sistema imunológico sadio, uma condição muito importante para as gestantes.

Risoto de cogumelos combina com qual carne?

O risoto de cogumelos combina maravilhosamente com frango assado, carne de porco ou carne bovina também assadas.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas