Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Carne

Risoto de Carne

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

8 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Carne

Hoje temos por aqui Risoto de Carne que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 8 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto de carne

Você deve saber que o risoto é um prato tipicamente italiano, apreciado no mundo todo. E as variações são quase infinitas, desde os clássicos até os mais inusitados.

A receita de hoje é um risoto de carne, bem diferente do que você poderia imaginar. E não deixe de conferir todas as variações neste artigo, você vai se surpreender.

Confira: Risoto de Palmito


Ingredientes Para Risoto de Carne

  • 500 g de filé mignon cortado em tiras
  • 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 2 cebolas picadas
  • 1 colheres de sopa de massa de alho sem sal
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta do reino
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1,5 xícaras de chá de arroz carnaroli ou arbóreo
  • 1 xícara de chá de vinho tinto seco
  • 3 xícaras de chá de cogumelos fatiados
  • 8 xícaras de chá de caldo de carne quente
  • Meia xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • Um quarto de xícara de chá de cebolinha picada

Como Fazer Risoto de Carne


Passo 1

Aqueça uma panela ou panela funda para preparar o risoto de carne.


Passo 2

Usando 2 colheres de sopa de azeite, sele os pedaços de carne até ficarem levemente dourados, mas não totalmente cozidos, cerca de 2 minutos. Retire a carne e coloque em um prato. Reserve.


Passo 3

Em seguida adicione o azeite restante, 2 colheres de sopa de manteiga, metade da cebolinha e a massa de alho na panela e cozinhe em fogo médio por 1 ou 2 minutos.


Passo 4

Adicione o arroz e cozinhe até que os grãos de arroz fiquem translúcidos. Junte o vinho tinto e, sem parar de mexer, deixe secar.


Passo 5

Adicione os cogumelos e o caldo de carne, uma concha de cada vez, mexendo sempre.


Passo 6

Cozinhe até que o arroz fique al dente. Quando o arroz estiver pronto, adicione a carne, o queijo parmesão ralado e a manteiga restante.


Passo 7

Retire do fogo, mexa bem e deixe descansar por 5 minutos com a panela bem tampada. Sirva em seguida, e decore com um pouco de queijo extra e cebolinha picada.


Informações Adicionais

  • Uma das dicas fundamentais para um risoto perfeito é mexer o arroz constantemente para liberar o amido. Isso ajuda a deixar o risoto mais cremoso.
  • A outra dica é manter o caldo sempre quente para não interromper o cozimento.
  • O ponto certo do arroz do risoto é al dente, isto é, está cozido mas não mole demais.

Combinações

Risoto de carne simples

Aqueça 1 colher de sopa em uma panela grande e doure 1 cebola, 2 dentes de alho e 500 g de carne moída. Quando a carne dourar, junte 2 xícaras de chá de arroz carnaroli. Adicione 1 xícara de chá de vinho tinto seco e deixe evaporar. Junte 2 xícaras de chá de molho de tomate e orégano a gosto. Adicione ¼ de xícara de chá de caldo de carne ao risoto e continue mexendo até que o caldo desapareça. Repita o processo até finalizar o caldo (no total são 2 xícaras de chá). A essa altura, a carne deve estar cozida. Se o arroz ainda não estiver bem cozido, adicione um pouco de caldo extra ou água e continue mexendo até que chegue ao ponto. Para finalizar acrescente o queijo ralado e sirva decorado com as folhas de manjericão.

Risoto de carne com queijo

Em uma panela, aqueça 1 ½ litro de água e dissolva 1 sachê de caldo de legumes em pó. Refogue 2 colheres de cebola picada em outra panela juntamente com 1 dente de alho em um fio de azeite. Frite 500 g de filé mignon temperado a gosto até dourar. Reserve a carne e, na mesma panela, coloque 2 xícaras de arroz arbóreo, frite um pouco e adicione 1 xícara de chá de vinho tinto seco. Espere o vinho secar e comece a acrescentar o caldo de carne aos poucos, sempre mexendo o risoto. Quando terminar o cozimento do arroz, junte a carne reservada, 400 g de queijo gorgonzola picado e 2 colheres de sopa de manteiga. Mexa bem e sirva quente.

Risoto de carne de sol

Cozinhe 500 g de arroz parboilizado como de costume. Em seguida junte 500 g de carne de sol dessalgada, cozida e desfiada, 1 caixinha de creme de leite e 1 sachê de tempero pronto. Cozinhe por alguns minutos até que o arroz fique mais cremoso. Adicione 1 colher de sopa de margarina, cebolinha verde e coentro picado a gosto. Sirva a seguir.

Risoto de carne assada

Em uma panela grande, aqueça o óleo em uma panela, doure 1 cebola picada e 2 dentes de alho amassados. Junte 2 xícaras de chá de sobras de carne assada ou de churrasco picados. Acrescente 3 xícaras de chá de arroz para risoto e refogue por 3 minutos. Adicione 1 tomate picado, 3 colheres de extrato de tomate e 2 colheres de sopa de colorau. Comece a adicionar 7 xícaras de chá de caldo de carne aos poucos, mexendo até cozinhar o arroz. Polvilhe com cebolinha e sirva.

Dúvidas

Risoto de carne é saudável?

A carne é um alimento muito rico em proteínas e ferro, indispensável para a prevenção dos estados de anemia. A carne ajuda a manter a massa muscular e auxilia na reparação dos ossos e das cartilagens.

Risoto de carne pode ser congelado?

Não congele seu risoto de palmito porque a textura fica muito alterada depois que descongela, realmente não fica bom.

Qual vinho usar no risoto de carne?

O risoto de carne pede um vinho tinto seco e encorpado. Use o mesmo vinho para preparar o prato, assim você não corre o risco de errar.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas