Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Carne Seca

Risoto de Carne Seca

PREPARO

45 Minutos


RENDIMENTO

5 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Carne Seca

Hoje temos por aqui Risoto de Carne Seca que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 45 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 5 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de Risoto de Carne Seca

Risoto é uma delícia em qualquer época do ano, principalmente nos dias mais frios. A receita de hoje vai te surpreender. Aposto que você nunca tinha pensado que um ingrediente tão diferente poderia ser usado em um prato tipicamente italiano. Então confira os ingredientes e todos os segredos para fazer um delicioso risoto de carne seca.

Confira: Risoto de Gorgonzola


Ingredientes Para Risoto de Carne Seca

  • 400 g de arroz carnaroli
  • 4 dentes de alho amassados
  • 2 cebolas pequenas picadas
  • 2 tomates picados
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • 150 g de carne seca cozida e desfiada
  • 6 xícaras de chá de caldo de carne
  • 1 fio de azeite
  • 3 colheres de sopa de manteiga de garrafa
  • Meia xícara de chá de vinho seco
  • 1 xícara de chá de camarões limpos

Como Fazer Risoto de Carne Seca


Passo 1

Em uma panela em fogo baixo, aqueça um fio de azeite. Adicione os camarões, doure-os e reserve.


Passo 2

No mesmo azeite, doure o alho picado e depois a cebola. Em seguida junte a salsinha picada e o tomate e deixe cozinhar até amolecer ligeiramente.


Passo 3

Adicione o arroz e mexa por um minuto. Regue com o vinho e deixe secar, sem parar de mexer.


Passo 4

Depois disso comece a colocar o caldo de carne, um pouco de cada vez, mexendo o risoto várias vezes ao longo do cozimento.


Passo 5

Quando já tiver usado metade do caldo, junte a carne seca e termine de cozinhar. No final misture a manteiga, os camarões e a salsinha. Agora é só servir.


Informações Adicionais

  • Uma das maneiras mais infalíveis de estragar o risoto é cozinhá-lo demais . Como macarrão, o arroz deve estar al dente – levemente resistente à mordida.
  • Para tirar o sal da carne seca deixe-a de molho em água fria por pelo menos 12 horas, trocando a água algumas vezes. Troque a água mais uma vez na hora de cozinhar.

Combinações

Risoto de carne seca simples

Refogue 1 cebola picada em 2 colheres de sopa de azeite. Em seguida junte 2 xícaras de chá de arroz arbóreo e frite até ficar translúcido. Regue com 50 ml de cachaça e deixe evaporar. Adicione caldo de carne quente em quantidade suficiente para deixar o arroz al dente. Por fim adicione 300 g de carne seca cozida e desfiada e sirva em seguida, polvilhado com cebolinha verde picada a gosto.

Risoto de carne seca com abóbora

Frite 200 g de carne seca cozida e desfiada em 1 colher de sopa de manteiga. Quando estiver crocante, retire e reserve. Na mesma panela refogue 1 cebola em 2 colheres de sopa de margarina. Junte 300 g de arroz carnaroli e 600 g de abóbora cortada em cubos. Em seguida comece a despejar 1 ½ litro de caldo de carne quente, mexendo ocasionalmente, até que o arroz esteja macio. Apague o fogo, misture 1 pacote de queijo ralado e sirva imediatamente.

Risoto de carne seca com queijo

Em uma panela grande aqueça 3 colheres de sopa de azeite e refogue 1 cebola e 1 dente de alho. Acrescente 2 xícaras de chá de arroz arbóreo, refogue por alguns minutos e em seguida regue com 1 cálice de vinho seco. Assim que secar, despeje o caldo de legumes aos poucos e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre. Quando estiver quase cozido, adicione 2 xícaras de carne seca cozida previamente e desfiada. Termine o cozimento, apague o fogo e coloque 1 xícara de chá de queijo coalho, 2 colheres de sopa de manteiga e misture bem.

Risoto de carne seca com requeijão

Em uma panela derreta 2 colheres de sopa de manteiga e frite ½ cebola picadinha até ficar transparente. Acrescente 2 xícaras de arroz arbóreo e frite durante alguns minutos. Junte 1 xícara de chá de vinho branco seco e mexa até que seque. Agora adicione a carne seca e 5 xícaras de caldo de carne quente, aos poucos, mexendo durante o cozimento para que o arroz fique cremoso. Quando estiver no ponto, misture com mais 1 colher de sopa de manteiga e 3 colheres de sopa de requeijão. Sirva quente, decorado com cebolinha verde picada.

Risoto de carne seca cremoso

Doure ½ cebola ralada em 2 colheres de sopa de azeite. Em seguida adicione 1 xícaras de chá de arroz parboilizado, frite acrescente 500 g de carne seca cozida e desfiada e 4 xícaras de chá de caldo de carne ou de legumes. Cozinhe em panela semitampada até que fique al dente. Misture com 12 xícara de chá de creme de leite sem soro e 50 g de queijo parmesão ralado. Sirva bem quente.

Dúvidas

Risoto de carne seca é saudável?

A carne seca mantém todos os nutrientes e vitaminas presentes na carne fresca. É rica em fibras que promovem a saciedade, a formação de músculos e fortalecimento do sistema imunológico.

Risoto de carne seca pode ser congelado?

Não é recomendado congelar risoto de carne seca porque ao descongelar a textura se altera muito.

Qual vinho combina no risoto de carne seca?

O risoto de carne seca combina bem com um vinho tinto, seco e encorpado.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas