Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Bacon

Risoto de Bacon

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Bacon

Hoje temos por aqui Risoto de Bacon que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de Risoto de Bacon

De um modo em geral risotos dão um pouquinho de trabalho para fazer porque o caldo precisa ser adicionado aos poucos. Mas este risoto de bacon vai te surpreender, pela facilidade e, claro, pelo sabor.

Confira: Risoto de Abobrinha


Ingredientes Para Risoto de Bacon

  • 1 cebola grande bem picada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 6 fatias de bacon em tiras picadas
  • 300 g de arroz para risoto
  • 1 litro de caldo de legumes quente
  • 100 g de ervilhas congeladas
  • Queijo parmesão ralado na hora, para servir

Como Fazer Risoto de Bacon


Passo 1

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite e uma de manteiga em uma panela , adicione as cebolas e frite até dourar levemente. Adicione o bacon e frite até começar a dourar.


Passo 2

Em seguida junte o arroz para risoto e todo o caldo de legumes quente e deixe ferver.


Passo 3

Mexa bem, depois reduza o fogo e cozinhe, tampado, por 15 a 20 minutos, até que o arroz esteja quase macio.


Passo 4

Junte as ervilhas congeladas, adicione um pouco de sal e pimenta e cozinhe por mais 3 minutos, até que as ervilhas estejam cozidas.


Passo 5

Por último junte o restante da manteiga e sirva em seguida, polvilhado com o queijo ralado.


Informações Adicionais

  • Você pode acrescentar qualquer coisa a este risoto. Um pouco de vinho tinto e um pouco de pimenta em pó e alho moído darão um sabor extra.
  • O arroz mais comum para preparar risoto é o arbóreo ou carnaroli, mas o arroz basmati cozinha fácil e também fica muito bom nessa receita.

Combinações

Risoto de bacon simples

Coloque 2 colheres de sopa de manteiga em uma panela e doure 200 g de bacon picado. Junte a cebola e o alho e frite até a cebola ficar transparente. Adicione 4 xícaras de chá de arroz branco e ½ tablete de caldo de bacon. Cubra com água fervente e cozinhe em fogo brando, mexendo de vez em quando. Por fim adicione 1 pacote de queijo ralado, misture e sirva quente.

Risoto de bacon com abóbora

Derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma panela, junte 1 ramo de sálvia e doure 200 g de bacon em cubos. Reserve o bacon e descarte a sálvia. Na mesma panela, refogue 1 cebola picada até ficar transparente. Em seguida adicione 1 xícara de chá de arroz arbóreo e ½ xícara de chá de vinho branco seco, mexendo até evaporar. Então comece a adicionar caldo de legumes quente, uma concha de cada vez, mexendo quando colocar o caldo. Vai ser preciso aproximadamente 1 litro de caldo. Quando o arroz estiver pronto junte 1 xícara de chá de abóbora cozida amassada, mais 1 colher de sopa de manteiga e 1 pacote de queijo parmesão ralado. Acerte o sal e sirva imediatamente.

Risoto de bacon com queijo

Em fogo médio doure 150 g de bacon em cubinhos na própria gordura até dourar. Escorra em papel toalha e reserve. À gordura que sobrou adicione 1 colher de sopa de manteiga e doure 1 cebola picada. Junte 1 ½ xícara de chá de arroz arbóreo e frite alguns minutos. Despeje 1 xícara de chá de vinho branco seco e mexa até o vinho evaporar. Junte 4 xícaras de chá de caldo de bacon aos poucos. Quando o arroz já estiver cozido, adicione mais 1 colher de sopa de manteiga, 4 colheres de sopa de queijo parmesão e 4 colheres de sopa de provolone ralados. Sirva em seguida.

Risoto de bacon com requeijão

Cozinhe 2 xícaras de chá de arroz parboilizado com 4 xícaras de chá de caldo de bacon até ficar macio. Enquanto o arroz cozinha, frite 200 g de bacon em cubinhos na própria gordura até ficar bem crocante. Despeje o bacon com a gordura na panela com o arroz cozido. Junte 1 copo de requeijão cremoso, tempere com sal e pimenta e sirva em seguida.

Risoto de bacon cremoso

Em uma panela grande refogue, em 4 colheres de sopa de azeite, 2 cebolas médias picadas, 1 dente de alho e 4 tomates picados. Quando o tomate começar a amolecer junte 4 xícaras de chá de arroz, 1 colher de molho shoyu e 3 colheres de extrato de tomate. Cubra o arroz com água quente, tempere com sal e pimenta e cozinhe até ficar macio. Acrescente 1 caixinha de creme de leite, 1 colher de sopa de manteiga e 50 g de queijo ralado. Agora é só servir.

Dúvidas

Risoto de bacon é saudável?

O bacon possui quase 50% de gordura monoinsaturada, semelhante à encontrada no azeite de oliva. A gordura monoinsaturada ajuda a equilibrar os níveis de insulina do sangue, diminuindo o risco de diabetes. Então, se consumido de maneira correta, o bacon pode ser benéfico para a saúde.

Risoto de bacon pode ser congelado?

Não congele o risoto de bacon porque ele possui muito caldo. Pratos assim ficam com a textura muito prejudicada ao descongelar.

Qual vinho combina no risoto de bacon?

O risoto de bacon é um tipo de risoto mais gordo e por isso combina muito bem com vinhos tintos mais encorpados e até um espumante brut.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas