Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Alho Poró

Risoto de Alho Poró

PREPARO

45 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Alho Poró

Hoje temos por aqui Risoto de Alho Poró que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 45 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de Risoto de Alho Poró

Nos dias mais frios, uma comida quentinha e mais cremosa faz toda a diferença. É quase como receber um carinho de mãe. Como este risoto de alho poró, por exemplo, de sabor suave e extremamente cremoso. Definitivamente você deve experimentar esta receita.

Confira: Risoto de carne


Ingredientes Para Risoto de Alho Poró

  • 5 xícaras de chá de caldo de legumes
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 alho-poró pequenos, cortados ao meio e em fatias finas
  • 1 cebola picada
  • 1 xícara de chá de arroz carnaroli
  • 1 xícara de chá de vinho branco
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
  • 1/3 de xícara de chá de creme de leite sem soro
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de cebolinha

Como Fazer Risoto de Alho Poró


Passo 1

Em primeiro lugar coloque o caldo em fogo baixo em uma panela e mantenha quente. Aqueça o azeite em uma frigideira funda e adicione a cebola.


Passo 2

Cozinhe por 2 a 3 minutos, até ficar translúcida; não deixe dourar. Adicione o alho-poró e cozinhe até o alho-poró amolecer.


Passo 3

Em seguida junte o arroz e toste ligeiramente por alguns minutos. Despeje o vinho e deixe ferver até que o líquido seja absorvido, e continue mexendo a panela para que o arroz não grude.


Passo 4

Tempere com o sal e comece a adicionar o caldo, uma concha de cada vez, mexendo sempre e deixando que a maior parte do líquido seja absorvida antes de adicionar mais.


Passo 5

Quando o arroz estiver al dente desligue o fogo e junte a manteiga e o queijo com uma colher de pau para ajudar a emulsionar com o arroz.


Passo 6

Bata o creme de leite até começar a formar picos e adicione ao risoto. Se necessário acerte o sal, polvilhe com a cebolinha e sirva imediatamente.


Informações Adicionais

A parte do alho poró usada na nossa receita é branca por ser mais macia. Mas não jogue a parte verde fora, guarde para fazer caldo de vegetais ou cozinhar junto com o feijão para dar mais sabor.

Combinações

Risoto de alho poró com bacon

Em uma panela, frite 150 g de bacon picado na sua própria gordura. Retire para um prato e adicione na mesma panela 1 cebola picada e deixe dourar. Em seguida junte ½ talo de alho poró e deixe refogar um pouco. Acrescente 2 xícaras de chá de arroz arbóreo. Frite por 2 minutos e adicione 150 ml de vinho branco seco. Quando o vinho secar, adicione aos poucos 1 litro de caldo de legumes. Quando o arroz já estiver no ponto, coloque o bacon de volta, 1 colher de sopa de margarina e um punhado de queijo parmesão ralado na hora. Mexa bem e sirva.

Risoto de alho poró com camarão

Refogue 350 g de camarão com 2 dentes de alho em 2 colheres de sopa de azeite. Retire e reserve. Se necessário, coloque mais um pouco de azeite na mesma panela e refogue 1 ½ xícara de chá de alho-poró fatiado. Reserve junto com os camarões. Volte a panela ao fogo e dessa vez refogue a cebola. Adicione 400 g de arroz arbóreo e frite alguns minutos. Despeje 100 ml de vinho branco e deixe evaporar completamente para começar a adicionar 500 ml de caldo de legumes quente e cozinhar o arroz aos poucos. Quando o arroz já estiver cozido junte o alho poró, o camarão, 50 g de manteiga e queijo ralado a gosto. Acerte o sal, polvilhe com salsinha e sirva em seguida.

Risoto de alho poró com frango

Aqueça ¼ de xícara de azeite em fogo alto.. Adicione 200 g de peito de frango cortado em cubos pequenos e deixe dourar. Em seguida junte 4 alhos porós picados e frite por 2 ou 3 minutos. Adicione o arroz e frite por mais um minuto. Despeje ½ xícara de chá de vinho tinto seco e deixe secar. Agora vá adicionando ½ litro de caldo de galinha aos poucos, sempre deixando secar antes de acrescentar mais caldo e mexendo a cada adição. Quando o arroz já estiver cozido, tire do fogo e misture 1 colher bem cheia de margarina e ½ xícara de chá de queijo ralado. Misture e sirva.

Risoto de alho poró com queijo brie

Dissolva 1 tablete de caldo de legumes em 500 ml de água e leve para ferver. Enquanto isso, em outra panela, refogue ½ cebola picada e 120 g de alho poró em fatias finas. Junte 2 xícaras de arroz arbóreo, frite por alguns minutos e acrescente ½ xícara de chá de vinho branco seco. Espere o vinho evaporar completamente e acrescente a água aos poucos, mexendo a cada adição. Quando o arroz estiver no ponto misture 80 g de queijo brie e 2 colheres de sopa de margarina. Tempere com pimenta do reino e sal a gosto e sirva quente.

Dúvidas

Risoto de alho poró é saudável?

O alho poró é um vegetal que pode trazer muitos benefícios para a saúde. Ele ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo, evita a retenção de líquidos, tem ação anti inflamatória combatendo o envelhecimento precoce só para citar alguns benefícios.

Risoto de alho poró pode ser congelado?

Os pratos preparados com bastante caldo não ficam bons quando congelados, então não recomendamos congelar o risoto de alho poró.

Qual vinho usar no risoto de alho poró?

Você pode optar por vinho branco ou tinto, mas sempre seco, tanto para preparar o risoto como para servir durante a refeição.

Qual carne combina com risoto de alho poró?

O risoto de alho poró combina muito bem com qualquer tipo de carne, de preferência assada ou grelhada.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas