Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Abobrinha

Risoto de Abobrinha

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Abobrinha

Hoje temos por aqui Risoto de Abobrinha que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de Risoto de Abobrinha

Este risoto de abobrinha ganha um toque de cor com a adição de tomate seco e manjericão. Esta receita tem menos manteiga que um risoto tradicional e também não leva vinho, então certamente você terá todos os ingredientes à mão. O resultado é um sabor adorável e leve em uma refeição muito cremosa.

Confira: Risoto de Shitake


Ingredientes Para Risoto de Abobrinha

  • 7 xícaras de chá de caldo de legumes ou galinha quente
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cebola média picada
  • 2 xícaras de chá de arroz arbóreo
  • Meia abobrinha média, cortada em fatias finas
  • Meia xícara de chá de tomate seco picado
  • 1 colher de chá de tomilho seco
  • 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora
  • 1 colher de sopa de folhas de manjericão fresco picadas

Como Fazer Risoto de Abobrinha


Passo 1

Derreta a manteiga em uma panela grande e de fundo grosso em fogo médio. Em seguida refogue a cebola até amolecer.


Passo 2

Adicione o arroz e mexa até ficar levemente tostado. Aos poucos, despeje o caldo de legumes fervendo, mexendo sempre.


Passo 3

Quando estiver quase pronto, misture a abobrinha, os tomates secos e o tomilho, adicionando o caldo conforme necessário e mexendo continuamente.


Passo 4

Cozinhe até que o arroz fique levemente pegajoso, mas ainda firme no centro, ou al dente.


Passo 5

Por fim, misture o manjericão e 3 colheres de queijo antes de servir. Polvilhe o restante do parmesão sobre o risoto em cada prato individual.


Informações Adicionais

Cozinhar risoto é um processo lento, mas se você cozinhá-lo em fogo muito baixo, ele não cozinhará corretamente . Ajuste a temperatura do seu fogão para que o arroz se mantenha borbulhando em ritmo constante.

Combinações

Risoto de abobrinha simples

Em uma panela grande refogue ½ cebola, ½ pimentão vermelho picado e 3 dentes de alho até a cebola ficar translúcida. Junte 1 xícara de chá de arroz e frite ligeiramente. Despeje, aos poucos, 3 xícaras de chá de caldo de carne para cozinhar o arroz, mexendo de vez em quando. Quando estiver al dente, junte 1 colher de sopa de manteiga e 50 g de queijo ralado. Polvilhe com cebolinha verde picada e sirva.

Risoto de abobrinha cremoso

Dissolva 1 e ½ cubinho de caldo de legumes em 4 xícaras de chá de água fervente. Mantenha quente para a preparação do risoto. Derreta 1 colher de sopa de manteiga e doure 3 colheres de sopa de cebola em cubinhos. Adicione 1 ½ xícara de chá de arroz e refogue até dourar ligeiramente. Coloque ⅓ do caldo de legumes e mexa para soltar do fundo. Quando secar, junte 3 abobrinhas italianas em cubinhos e coloque mais ⅓ do caldo. Repita o procedimento e cozinhe até que o arroz esteja al dente. Apague o fogo, junte 1 colher de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa de requeijão cremoso. Misture bem e sirva.

Risoto de abobrinha com bacon

Acenda o forno e deixe pré aquecer a 200ºC. Em um refratário fundo com tampa que possa ser levada ao forno coloque 2 xícaras de arroz arbóreo, 5 xícaras de chá de caldo de galinha bem quente, 2 colheres de sopa de manteiga e 500 g de abobrinha picada. Asse até que o arroz fique macio, aproximadamente 30 minutos. Enquanto isso doure 12 fatias de bacon em uma frigideira antiaderente até ficar bem crocante. Escorra e reserve. Quando o arroz estiver pronto, retire do forno, junte mais 1 colher de sopa de manteiga, queijo parmesão ralado a gosto e salsinha picada. Sirva com o bacon esmigalhado por cima.

Risoto de abobrinha com calabresa

Corte 300 g de linguiça calabresa em cubos médios e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 10 minutos. Em seguida junte 1 abobrinha italiana também cortada em cubos e asse por mais 10 minutos. Reserve. Em uma panela funda coloque 3 colheres de sopa de azeite e 1 cebola pequena picada. Quando começar a murchar junte 2 xícaras de arroz para risoto e frite até começar a ficar esbranquiçado. Adicione ½ xícara de chá de vinho branco, raspe o fundo da panela e deixe evaporar. Junte 3 conchas de caldo de legumes bem quente, mexa novamente e deixe cozinhar em fogo brando. Quando o caldo secar, junte a calabresa e a abobrinha, adicione mais 2 conchas de caldo de legumes e continue o cozimento até o arroz ficar al dente. Se necessário acrescente um pouco mais de caldo. Finalize com 1 colher de sopa de manteiga e raspas de limão siciliano. Sirva imediatamente.

Risoto de abobrinha light

Tempere 150 g de arroz arbóreo com sal e pimenta-do-reino a gosto e leve para cozinhar em água até ficar macio. Quando estiver quase cozido, misture 1 abobrinha grande ralada e termine o cozimento. Para finalizar junte 100 g de mussarela ralada, mexa e sirva polvilhado com cebolinha picada a gosto.

Dúvidas

Risoto de abobrinha é saudável?

A abobrinha é um vegetal rico em fibras, betacaroteno, vitaminas e minerais como cálcio, zinco e manganês. Por isso auxilia na saúde dos ossos, da visão e também da digestão.

Risoto de abobrinha pode ser congelado?

Se você congelar seu risoto de abobrinha terá uma surpresa bastante desagradável ao descongelar: ele vai ficar empapado, com uma textura totalmente alterada.

Qual vinho combina no risoto de abobrinha?

Sirva um vinho branco de sabor suave para não se sobrepor muito ao sabor delicado da abobrinha.

O que combina com risoto de abobrinha?

O risoto de abobrinha tem um sabor bem suave, então pede um acompanhamento mais forte, como um medalhão de filé mignon bovino ou suíno.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas