Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto Caprese

Risoto Caprese

PREPARO

50 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto Caprese

Hoje temos por aqui Risoto Caprese que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 50 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de Risoto Caprese

Este risoto caprese apresenta tudo aquilo que mais amamos em uma refrescante salada caprese. Tomates frescos, manjericão e queijo mussarela derretido fazem o risoto ficar ainda mais cremoso. Para finalizar, algumas gotas de azeite balsâmico dão o toque final de classe.

Confira: Risoto de limão siciliano


Ingredientes Para Risoto Caprese

  • 7 xícaras de caldo de galinha
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Meia xícara de chá de cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 sachê de molho de tomate
  • 1,5 xícaras de chá de arroz arbóreo
  • Três quartos de xícara de vinho branco seco
  • 1 xícara de tomate cereja cortado em quartos
  • um punhado de folhas de manjericão fresco picado
  • 200 g de mussarela de búfala picada
  • ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado na hora
  • vinagre balsâmico para finalizar (opcional)

Como Fazer Risoto Caprese


Passo 1

Aqueça o azeite em uma panela grande e em seguida adicione a cebola. Cozinhe até amolecer. Adicione o arroz e o alho e cozinhe por 5 minutos.


Passo 2

Junte o vinho e mexa até evaporar. Despeje o molho de tomate e comece a adicionar o caldo fervendo, uma concha de cada vez.


Passo 3


Passo 4

Cozinhe, mexendo sempre, até que seja absorvido. Adicione outra concha de caldo e repita este processo até que o arroz esteja macio, cerca de 20 a 25 minutos.


Passo 5

Retire do fogo e misture o tomate cereja, o manjericão, a mussarela e o parmesão. Tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva em seguida e regue com vinagre balsâmico, se desejar.


Informações Adicionais

  • Um dos segredos para o risoto perfeito é usar caldo bem quente para não parar o cozimento, adicionado aos poucos.
  • Outro segredo é mexer com frequência para liberar o amido do arroz. Desta forma o caldo que deve sobrar no risoto não fica ralo.

Combinações

Risoto caprese com frango

Refogue ½ cebola picada e 1 dente de alho em um fio de azeite. Adicione ½ xícara de chá de arroz e frite alguns minutos, acrescentando em seguida ½ tomate picado e 1 litro de caldo de galinha. O caldo deve ser adicionado aos poucos. Mexa o risoto frequentemente. No final do cozimento adicione 1 xícara de chá de frango cozido e desfiado, 100 g de queijo mussarela picado e folhas de manjericão a gosto. Misture bem e sirva em seguida.

Risoto caprese com rúcula

Refogue 1 maço pequeno de rúcula e 100 g de tomate seco em 1 colher de sopa de azeite. Em seguida, junte um pouco do vinho branco e deixe evaporar. Retire para um prato e reserve. Na mesma panela refogue 1 colher de sopa de cebola picada, 1 dente de alho e 350 g de arroz. Cozinhe com 1 litro de caldo de legumes que deve ser adicionado aos poucos, sempre mexendo o arroz, até ficar al dente. Por fim junte a rúcula com os tomates, 150 g de mussarela de búfala e ½ xícara de chá de manjericão fresco.

Risoto caprese com camarão

Refogar 3 dentes de alho em 50 g de manteiga, juntando depois 1 cebola bem picada e 500 g de arroz para risotto. Coloque 1 cálice de vinho branco e, deixe evaporar, sem parar de mexer. Adicione 2 tomates picados e 1 litro de caldo de camarão quente aos poucos e mexendo sempre, até que o arroz fique al dente. Por fim junte 250 g de camarões salteados em manteiga, 50 g de mussarela de búfala, 2 colheres de sopa de queijo ralado, folhas de manjericão a gosto e 1 colher de sopa de manteiga. Misture bem e sirva.

Dúvidas

Risoto caprese é saudável?

Destacamos dois dos ingredientes do risoto caprese que trazem muitos benefícios para a saúde. O tomate é rico em licopeno que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e é um poderoso antioxidante. O manjericão é antibacteriano e também anti-stress.

Risoto caprese pode ser congelado?

Não congele o risoto caprese porque sua textura fica bastante prejudicada quando descongela.

Qual vinho combina no risoto caprese?

Tanto para preparar o risoto quanto para servir, escolha um bom vinho branco seco.

Risoto caprese combina com qual carne?

O risoto caprese combina com carnes com pouco ou nenhum molho, de preferência assada ou grelhada, como por exemplo medalhões de filé.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas