Início » Pratos Especiais » Receitas de Pastéis

Pastel de Queijo

Pastel de Queijo

PREPARO

50 Minutos


RENDIMENTO

8 Porções


FAVORITOS

11


CHEFF

Juliana Al


Pastel de Queijo

Hoje temos por aqui Pastel de Queijo que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 50 minutos esta maravilha de Receitas de Pastéis para seus convidados. A receita pode render até 8 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de pastel de queijo

Quem nunca comeu um delicioso pastel numa feira livre, acompanhado por um refrescante copo de caldo de cana? O pastel de queijo é um dos mais populares. Aprenda hoje a fazer o melhor pastel de queijo, com massa leve e crocante e super recheado.

Confira: Pastel de palmito


Ingredientes Para Pastel de Queijo

  • 1 ¾ de xícara de chá de água
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de sal
  • 50 ml de aguardente
  • mussarela a gosto para rechear

Como Fazer Pastel de Queijo


Passo 1

Coloque a água, o sal, o óleo e a aguardente em uma tigela grande. Em seguida, vá despejando a farinha peneirada, mexendo com uma colher de pau.


Passo 2

Quando não for mais possível mexer com a colher, despeje a massa na bancada e comece a sovar, adicionando o restante da farinha até que a massa desgrude das mão e fique lisa.


Passo 3

A massa de pastel é uma massa bem firme. Quando estiver no ponto, cubra com um pano úmido e deixe descansar 20 minutos.


Passo 4

Depois abra a massa bem fina com um rolo. Corte em pedaços, coloque uma porção de mussarela em cada um.


Passo 5

Umedeça os dedos com água e passe na borda do pastel, dobre ao meio e pressione com um garfo para fechar bem.


Passo 6

Por fim frite em óleo bem quente. Deixe escorrer em uma peneira por alguns minutos e sirva em seguida.


Informações Adicionais

  • Sugerimos usar mussarela para o recheio porque é um queijo mole que derrete com bastante facilidade e vai dar aquela característica de puxa puxa do pastel.
  • A massa de pastel de queijo é bem fácil de fazer em casa, mas você pode usar massa pronta se preferir.

Combinações

Pastel de queijo na airfryer

Para preparar pastel de queijo na airfryer use a mesma receita acima mas faça pastéis pequenos. Preaqueça a máquina por 5 minutos, a 180 graus. Coloque os pastéis na cestinha, pincele com óleo ou azeite e asse por 10 minutos.

Pastel de queijo minas

Misture 1 xícara de chá de margarina com 500 g de queijo minas amassado com um garfo e sal a gosto. Aos poucos, adicione 500 g de farinha de trigo e amasse com as mãos até obter uma massa que possa ser aberta com um rolo. Corte a massa, recheie a gosto e feche pressionando bem as bordas com um garfo. Coloque os pastéis numa assadeira e pincele com a gema. Asse por aproximadamente 25 minutos em forno médio preaquecido.

Pastel de queijo com alho

Coloque 1 colher de sopa de azeite em uma panela e refogue, em fogo médio, 1 cebola picada e 2 dentes de alho amassados. Quando a cebola começar a dourar, junte 1 xícara de chá de alho poró em fatias bem finas. Deixe refogar até murchar. Em seguida junte 150 g de queijo minas picado, 2 tomates sem pele e sem sementes picados, sal e orégano a gosto. Apague o fogo e deixe esfriar. Corte a massa de pastel em rodelas e coloque uma colher

Dúvidas

Pastel de queijo é saudável?

Para quem não tem nenhum tipo de intolerância a farinha ou laticínios, não há contra indicação no consumo de pastel de queijo.

Pastel de queijo engorda?

O pastel de queijo é bastante calórico, sobretudo se for frito. Quem segue uma dieta de emagrecimento deve dar preferência ao pastel assado em vez do frito.

Pastel de queijo pode ser congelado?

Congele os pastéis antes de fritar ou assar. Coloque uma camada de plástico entre cada um deles para ficar mais fácil de retirar depois. Pode guardar por até 90 dias.

Pastel de queijo pode ficar fora da geladeira?

Se já estiver frito pode deixar fora da geladeira por no máximo 24 horas.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas