Início » Pratos Especiais » Receitas de Pastéis

Pastel de Carne

Pastel de Carne

PREPARO

50 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

11


CHEFF

Juliana Al


Pastel de Carne

Hoje temos por aqui Pastel de Carne que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 50 minutos esta maravilha de Receitas de Pastéis para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de pastel de carne

Só de pensar num suculento pastel de carne, bem recheado, quentinho você já fica com água na boca, não é mesmo? Pois hoje vamos mostrar como fazer massas e recheios para você fazer o clássico ou inovar. Então confira.


Ingredientes Para Pastel de Carne

  • 1 ¼ de xícara de chá de farinha de trigo (massa)
  • 2 colheres de sopa de manteiga (massa)
  • ¼ de xícara de chá de água (massa)
  • 1 pitada de sal (massa)
  • 400 g de alcatra (recheio)
  • ½ cebola picada (recheio)
  • 2 dentes de alho amassados (recheio)
  • ½ cenoura ralada (recheio)
  • ½ pimentão verde picado (recheio)
  • 3 colheres de sopa de azeite (recheio)
  • sal e pimenta do reino a gosto (recheio)
  • ½ xícara de chá de vinho tinto (recheio)
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate (recheio)
  • 1 colher de sopa de molho inglês (recheio)
  • Salsinha picada a gosto (recheio)

Como Fazer Pastel de Carne


Passo 1

Comece pelo recheio. Refogue a cebola e o alho no azeite, usando uma panela de pressão. Em seguida coloque a carne em pedaços e deixe fritar um pouco, para selar.


Passo 2

Junte a cenoura, o pimentão, o extrato de tomate, o sal, a pimenta, o molho inglês e o vinho. Se os líquidos não cobrirem a carne, adicione um pouco de água.


Passo 3

Tampe a panela e cozinhe por 25 minutos depois que começar a pegar pressão.


Passo 4

Depois desse tempo, tire a pressão com cuidado e verifique o ponto da carne, ela deve estar bem mole. Se necessário cozinhe mais um pouco.


Passo 5

Se precisar coloque um pouquinho de água. Por outro lado, se sobrar muito líquido deixe cozinhar com a panela aberta para apurar.


Passo 6

Desfie a carne, adicione a salsinha e deixe esfriar antes de rechear os pastéis. Enquanto o recheio esfria, prepare a massa, misturando a manteiga, o sal e a farinha de trigo.


Passo 7

Com um garfo mexa até obter uma farofa. Em seguida vá adicionando a água e amassando até que a massa fique lisa. Enrole com plástico filme e leve à geladeira por meia hora.


Passo 8

Abra a massa em uma superfície enfarinhada, bem fina. Corte discos de massa, coloque o recheio e feche bem. Frite em óleo bem quente e escorra em papel absorvente.


Informações Adicionais

Para que seu pastel fique mais crocante o óleo precisa estar bem quente. Faça o teste do palito: jogue no óleo frio um palito de fósforo. Quando ele acender o óleo vai estar no ponto.

Combinações

Pastel de carne seca

Corte 1 kg de carne seca em cubos e deixe de molho em água fria de um dia para o outro. Troque a água pelo menos duas vezes. No dia seguinte, escorra a água e cozinhe na panela de pressão, com água suficiente para cobrir a carne por aproximadamente 40 minutos.

Escorra a carne, desfie e reserve. Frite 2 cebolas picadas, 3 dentes de alho em 3 colheres de sopa de azeite. Junte 2 tomates picados e cozinhe até amolecer. Adicione a carne, ½ xícara de chá de azeitonas picadas e salsinha picada a gosto. Espere esfriar e use para rechear seu pastel de carne, que pode ser massa pronta ou feita por você. Frite em óleo quente e sirva em seguida.

Pastel de carne moída

Frite 150 g de bacon picado até ficar bem dourado. Junte ½ cebola picada, 1 dente de alho amassado e 400 g de carne moída. Frite em fogo alto, mexendo até ficar bem soltinha. Adicione 2 tomates picados e 1 cubinho de caldo de carne esmigalhado. Cozinhe mais alguns minutos, até secar a água do tomate. Apague o fogo e acrescente 200 g de queijo prato picado. Deixe esfriar e recheie discos de massa feitos com 1 rolo de massa de pastel. Frite em óleo bem quente.

Pastel de carne simples

Em uma frigideira frite 1 cebola picada e 2 dentes de alho amassados. Em seguida adicione 500 g de carne moída e deixe fritar bem. Junte azeitonas picadas a gosto, tempere com sal e pimenta. Apague o fogo, junte salsinha picada a gosto e deixe esfriar. Seu recheio está pronto para fazer seus pastéis de carne.

Pastel de carne assado

Misture ½ copo de requeijão cremoso com 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de óleo. Junte farinha de trigo até dar ponto para abrir a massa com um rolo. Abra entre dois plásticos para ficar mais fácil. Corte retângulos de massa e coloque o recheio de carne de sua preferência. Coloque os pastéis em uma assadeira forrada com papel manteiga, polvilhe com gema e asse em forno preaquecido a 180 graus até dourar.

Dúvidas

Pastel de carne é saudável?

A carne é uma rica fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, que ajudam na prevenção e tratamento da anemia.

Pastel de carne engorda?

Apesar de todos os benefícios da carne, o pastel é bastante calórico, principalmente se for frito. Se você segue dietas para perder peso, prefira o pastel de carne assado, com moderação.

Pastel de carne pode ser congelado?

Sim, pode ser congelado depois de recheado antes de fritar, por até 60 dias.

Diabético pode comer pastel de carne?

A farinha branca, principal ingrediente da massa do pastel de carne, pode causar picos de insulina em algumas pessoas. Consulte sempre seu médico ou nutricionista.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas