Início » Pratos Especiais » Receitas de Pastéis

Massa de Pastel

Massa de Pastel

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

15 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Massa de Pastel

Hoje temos por aqui Massa de Pastel que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receitas de Pastéis para seus convidados. A receita pode render até 15 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de massa de pastel

Sua origem é muito antiga, mas o pastel como conhecemos hoje é uma adaptação do rolinho primavera oriental. No final do século 19 os imigrantes japoneses da cidade de Santos, no estado de São Paulo, adaptaram a receita do rolinho primavera.

Como era difícil encontrar saquê por aqui, usavam nossa popular cachaça. Hoje o pastel é encontrado em todos os lugares do Brasil, sendo muito apreciados os pastéis de feira, com os mais variados recheios. Separe os ingredientes e faça já o seu.


Ingredientes Para Massa de Pastel

  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de água morna
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de cachaça
  • 1 colher de sopa de sal

Como Fazer Massa de Pastel


Passo 1

Misture a farinha de trigo com o sal em uma tigela. Depois faça um buraco no meio da farinha.


Passo 2

Junte o óleo e a cachaça e vá adicionando a água aos poucos, mexendo com as mãos. Sove bem a massa, até que ela fique macia e desgrude das mãos.


Passo 3

Polvilhe uma superfície com farinha de trigo e abra a massa com o rolo de macarrão, na espessura mais fina que conseguir.


Passo 4

A massa precisa ficar bem fina para ficar crocante depois de frita. Corte em retângulos e recheie a gosto. Frite em óleo bem quente.


Informações Adicionais

  • A cachaça é o ingrediente secreto que forma as bolhinhas na massa frita. É opcional mas não fique com receio de usar, porque o álcool evapora durante a fritura.
  • Depois de rechear o pastel, umedeça as bordas com água, dobre a massa e pressione as bordas com um garfo para que fique bem fechado.
  • Você pode rechear seu pastel com o que mais gostar, apenas certifique-se de usar o recheio frio e que ele não seja muito úmido, caso contrário seu pastel poderá estourar ao fritar.

Combinações

Massa de pastel caseiro

Dissolva 1 colher de chá de sal em 1 ½ xícara de chá de água. Reserve. Em uma tigela coloque 1 kg de farinha de trigo e adicione 2 colheres de sopa de azeite. Em seguida junte a água aos poucos, misturando até que a massa desgrude das mãos. Deixe descansar por 2 horas na geladeira, coberta com um guardanapo para não ressecar. Depois disso abra bem fino, recheie e frite.

Massa de pastel de forno

Se você quer pastel, mas não quer fritura, experimente este pastel de forno. Bata 2 ovos com ½ xícara de chá de leite, 1 colher de café de sal e 2 colheres de sopa de manteiga. Em seguida junte 2 xícaras de chá de farinha de trigo aos poucos, até que desgrude das mãos. Deixe descansar por 15 minutos, depois abra a massa e recheie a gosto. Coloque os pastéis em uma assadeira, pincele com uma gema e leve ao forno médio até dourar.

Massa de pastel simples

Despeje 1 xícara de chá de farinha de trigo em uma tigela e junte 5 colheres de sopa de água. Misture bem, transfira para uma bancada polvilhada com farinha e sove até ficar bem lisa. Enrole a massa em plástico filme e deixe descansar por 15 minutos em temperatura ambiente. Depois abra a massa, use seu recheio favorito e frite em óleo bem quente.

Massa de pastel com creme de leite

Misture 1 lata de creme de leite sem soro com 1 pitada de sal. Em seguida junte 2 xícaras de chá de farinha de trigo aos poucos. Vá mexendo e se necessário acrescente mais farinha, até que a massa desgrude das mãos. Leve para a geladeira, enrolada em plástico filme, por meia hora. Depois desse tempo, faça seus pastéis com o recheio que preferir.

Dúvidas

Massa de pastel é vegana?

Depende. Para ser vegana a receita não pode usar nenhum ingrediente de origem animal. Neste artigo temos uma receita com iogurte, então esta não é vegana. Mas as outras são.

Massa de pastel é saudável?

Algumas pessoas podem ter restrição ao consumo de farinha branca, por apresentarem alguma condição de saúde pré-existente como, por exemplo, diabetes.

Massa de pastel engorda?

A farinha de trigo é um ingrediente bastante calórico, então convém regular seu consumo se você estiver numa dieta para perder peso.

Massa de pastel pode ser congelada?

Sim, mas você precisa cortar os pastéis antes, no formato que quiser. Entre cada um deles coloque uma folha de papel toalha polvilhada com farinha de trigo. Coloque em uma embalagem adequada e congele por até 90 dias.

Massa de pastel é igual à massa folhada?

Não. Uma das características da massa folhada é a grande quantidade de gordura usada e a forma como é dobrada, garantindo uma massa com várias camadas ao assar, finas como folhas. Daí o nome massa folhada.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas