Início » Pratos Especiais » Receitas de Mingau

Mingau de Trigo

Mingau de Trigo

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

9 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Mingau de Trigo

Hoje temos por aqui Mingau de Trigo que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receitas de Mingau para seus convidados. A receita pode render até 9 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de mingau de trigo

O mingau de trigo é uma receita ótima para quem quer uma alimentação fica em fibras e, ao mesmo tempo, saborosa. Ela é fácil de fazer e vai bem com vários outros alimentos. Assim, é possível fazer inúmeras combinações para consumir no café da manhã, lanche ou até mesmo como refeição principal.

Se você já está com água na boca, fique por aqui e veja uma receita incrível de mingau de trigo. Além disso, conheça também algumas combinações, para variar um pouco o cardápio.

Um mingau de trigo pode ser feito de diversas formas. Dá para fazer usando o liquidificador ou misturando os ingredientes de forma manual. Você é quem escolhe a melhor maneira. O mais importante é deixar o mingau bem consistente e homogêneo.

A farinha de trigo é o principal ingrediente desta receita. Assim, você pode optar por diversos tipos de farinhas. A farinha de trigo integral, por exemplo, possui uma maior quantidade de fibras. Já a farinha tradicional é rica em carboidratos. De qualquer forma, esse alimento é uma excelente fonte de energia.

Confira: Mingau de Whey


Ingredientes Para Mingau de Trigo

  • 200 gramas de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 250 ml de água;
  • 1 litro de leite.

Como Fazer Mingau de Trigo


Passo 1

Primeiro, em uma vasilha, misture a farinha de trigo com a água, até ficar uma mistura homogênea. Se preferir, utilize um liquidificador;


Passo 2

Em uma panela, acrescente essa mistura e adicione o leite e a manteiga, mexendo bem; Acenda o fogo, mas deixe ele baixo;


Passo 3

Em seguida, deixe cozinhar por alguns minutos e adicione o açúcar; Deixe cozinhar até ficar consistente ou até começar a grudar na panela;


Passo 4

Por fim, retire da panela, espere esfriar e sirva em porções.


Informações Adicionais

Nesse caso, você pode usar a criatividade. Ou seja, se preferir, utilize leite sem lactose ou leite de soja. A farinha de trigo pode ser integral. Depois de pronto, é possível colocar canela em pó por cima do mingau, principalmente se você irá servi-lo pra visitas.

Combinações

Veja ótimas combinações que você pode adotar na sua receita de mingau de trigo.

Mingau de trigo com chocolate

Um chocolate vai bem a qualquer hora, não é mesmo? Por isso essa é a combinação perfeita e a mais popular entre as pessoas. Dessa forma, acrescente 1 xícara de achocolatado em pó na receita. Adicione o chocolate junto com o açúcar, depois que você misturar a farinha, a água e o leite. Mexa bem até ficar homogêneo.

Mingau de trigo com água

No mingau de trigo com água, você vai eliminar o leite da receita e aumentar a quantidade de água. Mas se o mingau não ficar consistente, adicione 100 ml de leite. Você também pode ir adicionando farinha de trigo na hora do cozimento até ficar com a consistência ideal.

Mingau de trigo com tapioca

Acrescente 100 gramas de tapioca granulada no seu mingau e misture bem. Nesse caso, talvez você precise usar o liquidificador. Outra dica que você pode seguir é substituir a farinha de trigo pela farinha de tapioca. Essa farinha é menos calórica e não contém glúten.

Mingau de trigo com leite condensado

O leite condensado vai bem em qualquer receita. Assim, adicione 1/3 de uma lata no momento do cozimento do mingau. Porém, vale destacar que seu mingau ficara com mais açúcar e com maior teor calórico.

Dúvidas

Por fim, veja algumas dúvidas frequentes sobre o mingau de trigo:

Mingau de trigo pode dar para bebê?

Esse alimento não é indicado para bebê. A idade recomendável para inserir a farinha de trigo na alimentação da criança é a partir de 1 ano. Além disso, sempre consulte antes o pediatra do bebê ou uma nutricionista.

Mingau de trigo engorda?

O mingau de trigo simples tem poucas calorias e, portanto, não vai contribuir para um considerável aumento de peso. Mesmo assim, a farinha de trigo contém bastante carboidrato e deve ser consumida com moderação. Já as combinações com chocolate e leite condensado engordam, devido ao alto teor de açúcar e calorias.

Mingau de trigo pode ser congelado?

Você pode congelar o mingau de trigo, mas em recipientes próprios para isso. Além do mais, o mingau deve ser consumido em, no máximo, três meses.

Mingau de trigo pode tomar todo dia?

Se você quiser comer mingau de trigo todos os dias, equilibre sua dieta com porções pequenas diárias. Ou seja, você pode comer mingau de trigo todos os dias, mas em pequenas quantidades. Por outro lado, não substitua refeições completas pelo mingau pois, mesmo sendo nutritivo, ele não fornece todos os nutrientes que nosso corpo precisa.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas