Início » Pratos Especiais » Receitas de Mingau

Mingau de Mungunzá

Mingau de Mungunzá

PREPARO

60 Minutos


RENDIMENTO

15 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Mingau de Mungunzá

Hoje temos por aqui Mingau de Mungunzá que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 60 minutos esta maravilha de Receitas de Mingau para seus convidados. A receita pode render até 15 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de mingau de mmungunzá

Se você procura uma receita simples e nutritiva o mingau de mungunzá é uma ótima opção. Também conhecida como canjica, seu principal ingrediente consiste em grãos de milho branco adocicados, que dão para essa iguaria um excelente sabor.

Assim sendo, veja a seguir um passo a passo completo para fazer mingau de mungunzá. Confira as principais informações sobre essa receita para a sua saúde de forma geral. Além disso, veja algumas combinações de ingredientes para deixá-la ainda mais saborosa.

Confira: Mingau de Cremogema


Ingredientes Para Mingau de Mungunzá

  • 500 gramas de milho branco para canjica;
  • 250 ml de leite de coco;
  • 150 gramas de coco ralado;
  • 4 colheres de sopa de leite em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • 5 cravos;
  • Açúcar a gosto.

Como Fazer Mingau de Mungunzá


Passo 1

Primeiro, você deve deixar a canjica de molho por duas horas. Enquanto isto, separe os outros ingredientes;


Passo 2

Coloque a canjica para cozinhar em uma panela com água (preferencialmente de pressão) por uma hora;


Passo 3

Assim que ela estiver mole e cozida, coloque todos os ingredientes dentro da panela. Deixe tudo cozinhar por mais 10 minutos; Por fim, é só separar em porções o seu mingau e deixá-lo esfriar.


Informações Adicionais

  • Você pode colocar pedacinhos de coco, ou outra fruta dentro de seu mingau assim que ele estiver pronto. Isto dará um gosto ainda mais especial para a receita;
  • Se quiser uma versão mais light da receita, use adoçante ou açúcar mascavo. Isto vai diminuir um pouco o número de calorias;
  • Para um sabor extra, você também pode acrescentar meia lata de leite condensado junto a sua receita.

Combinações

Veja abaixo algumas variações da receita de mingau de mungunzá que dão água na boca.

Mingau de mungunzá cremoso

O segredo para uma consistência mais cremosa é mexer constantemente o mingau durante os 10 minutos que estiver cozinhando. Isto vai fazer com que o creme engrosse um pouco, mas de uma forma natural.

Mingau de mungunzá com tapioca

Para esta combinação, acrescente em sua receita 3 xícaras e meia de tapioca granulada. Assim, o seu mingau ficará mais encorpado, e o ingrediente combinará super bem com a canjica.

Mingau de mungunzá com amendoim

Durante o preparo de seu mingau ou assim que ele estiver pronto, você pode acrescentar cerca de 100 gramas de amendoim. A receita ficará mais crocante e terá um toque especial.

Mingau de mungunzá simples

Para esta variação da receita, use apenas a canjica, o leite de coco e o açúcar. Depois basta seguir os passos de preparo normalmente.

Dúvidas

Veja abaixo algumas respostas para dúvidas comuns relacionadas a este prato.

Mingau de mungunzá pode ficar fora da geladeira?

Não é recomendável deixar fora da geladeira o seu mingau. Assim que terminar de comê-lo, guarde em um pote dentro do eletrodoméstico ou o ponha no refrigerador.

Mingau de mungunzá é saudável?

A canjica, principal ingrediente do mingau tem várias vitaminas e nutrientes que fazem bem para a saúde. Mas cuide com a quantidade de açúcar coloca nela, pois pode engordar e fazer mal para quem tem diabetes, por exemplo.

Mingau de mungunzá pode ser congelado?

Sim! Neste caso, o seu mingau dura por até dois meses congelado no refrigerador.

Mingau de mungunzá é bom para quê?

Por ter canjica, ele tem alguns benefícios bastante interessantes para a saúde. Entre eles se destacam a presença de ácido fólico, ideal para grávidas, auxílio na digestão e também para pessoas celíacas. Ela também previne doenças cardiovasculares.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas