Início » Pratos Especiais » Receitas de Mingau

Mingau de Maizena

Mingau de Maizena

PREPARO

15 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Mingau de Maizena

Hoje temos por aqui Mingau de Maizena que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 15 minutos esta maravilha de Receitas de Mingau para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de mingau de maizena

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando se fala em mingau de maizena? Aposto que é a imagem da sua mãe ou da sua avó. Quem, quando criança, nunca tomou um saboroso mingau de maizena feito por uma das duas? Para matar a saudade dos bons tempos de infância, hoje trazemos esta singela receita e, claro, algumas variações. Prepare o seu prato e entre no túnel do tempo.


Ingredientes Para Mingau de Maizena

  • 4 xícaras de chá de leite
  • 4 colheres de sopa rasas de maizena
  • 3 colheres de sopa de leite condensado
  • canela em pó a gosto

Como Fazer Mingau de Maizena


Passo 1

Primeiramente dissolva a maizena em um pouco de leite frio e reserve. Coloque o restante do leite e o leite condensado em uma panela,misture bem e leve ao fogo alto.


Passo 2

Quando começar a ferver, despeje a maizena dissolvida e mexa vigorosamente até engrossar.


Passo 3

Distribua nos pratos e polvilhe com canela em pó. Sirva imediatamente.


Informações Adicionais

  • Dissolver a maizena no leite frio vai impedir que o mingau fique empelotado.
  • Regule a quantidade de leite condensado ao seu paladar, colocando mais ou menos quantidade.
  • Para dar um toque a mais no seu mingau de maizena experimente colocar outras especiarias como cravo, erva doce ou anis estrelado.
  • Mingau de maizena regado com xarope de groselha fica parecendo um pudim maravilhoso. Experimente!

Combinações

Mingau de maizena com chocolate

Em uma panela dissolva 2 colheres de sopa de maizena, 4 colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado e 2 colheres de sopa de açúcar em 600 ml de leite. Leve ao fogo alto, mexendo sempre, até engrossar. Sirva em seguida.

Mingau de maizena com banana

Bata 3 bananas nanicas ligeiramente no liquidificador com ½ litro de água e 1 lata de leite condensado. Não triture completamente a banana, isso deixa o mingau mais gostoso. Em seguida leve ao fogo alto, mexendo sempre. Quando começar a ferver, adicione 3 colheres de sopa de maizena dissolvida em um pouco de água e continue mexendo, até o mingau engrossar. Sirva quente, polvilhado com canela.

Mingau de maizena simples

Ferva ¾ de xícara de leite em uma panela, misturado com 1 colher de sopa de açúcar. Quando levantar fervura adicione 2 colheres de sopa de maizena dissolvida em mais ¼ de xícara de chá de leite e mexa até engrossar.

Mingau de maizena com creme de leite

Dissolva 1 colher de sopa de maizena em 50 ml de água. Reserve. Em uma panela, dissolva 2 colheres de sopa de açúcar em 1 caixinha de creme de leite e 1 xícara de chá de leite. Leve ao fogo, mexendo até ferver e então adicione a maizena dissolvida. Cozinhe até engrossar e sirva.

Dúvidas

Mingau de maizena prende o intestino?

Dizer que a maizena prende o intestino é mais uma crendice popular do que um fato científico. A maizena, quando consumida sem excessos, ajuda a equilibrar a acidez do intestino, produzindo um ambiente desfavorável para bactérias causadoras de gases e dores abdominais.

Mingau de maizena é saudável?

Pode parecer que não, mas o amido de milho é rico em vitaminas, principalmente A e B. A vitamina A auxilia na boa visão e vitalidade da pele do cabelo. A vitamina B combate a anemia.

Mingau de maizena pode ser congelado?

O mingau de maizena se conserva bem no freezer ou microondas por até 3 meses.

Mingau de maizena é bom para gastrite?

Não há indicação médica que diga que o mingau de maizena é bom para gastrite, porém, igualmente, não há indicação de que seja prejudicial. Na dúvida, consulte seu médico ou nutricionista.

Mingau de maizena é bom para dor de barriga?

Os alimentos mais indicados para quando se está com dor de barriga são os mais leves e com mais fibras. O mingau de maizena é pobre em fibras.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas