Início » Pratos Especiais » Receitas de Mingau

Mingau de Fubá

Mingau de Fubá

PREPARO

35 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Mingau de Fubá

Hoje temos por aqui Mingau de Fubá que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 35 minutos esta maravilha de Receitas de Mingau para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de mingau de fubá

O fubá é um dos derivados do milho. Usado em muitos pratos da culinária brasileira, ele nos lembra a típica comida caipira, como este mingau de fubá. Além de ser uma delícia, o mingau de fubá ajuda a esquentar o corpo nos dias frios. O mingau de fubá está mais para uma sopa, mas existem versões doces e até com chocolate. Não deixe de fazer.

Confira: Mingau de milho


Ingredientes Para Mingau de Fubá

  • 1 tablete de caldo de carne
  • 2 folhas de couve picadas
  • 250 g de fubá mimoso
  • 500 g de batata
  • 1 cebola picada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeite

Como Fazer Mingau de Fubá


Passo 1

Frite a cebola no óleo e adicione otablete de caldo de carne esmigalhado. Junte as batatas descascadas e cortadas em cubinhos.


Passo 2

Cubra com ½ litro de água quente e deixe a batata cozinhar até ficar macia mas não se desmanchando.


Passo 3

Dissolva o fubá em um pouco de água fria e junte à panela. Sem parar de mexer, cozinhe até engrossar.


Passo 4

Acerte o sal tempere com a pimenta do reino e junte a couve picada. Misture e está pronto para ser servido.


Informações Adicionais

Existem 3 variedades de fubá: o tradicional, mais grosso, que é a farinha de milho,a semolina que é o fubá pré cozido e o fubá mimoso, mais fino. Para estas receitas, escolha o fubá mimoso.

Combinações

Mingau de fubá com ovo

Leve ao fogo uma panela com 1 litro de água menos 1 copo. Neste copo de água dissolva ½ xícara de chá de fubá fino e reserve. Tempere a água da panela com sal, pimenta do reino a gosto e um fio de azeite. Junte o fubá dissolvido e cozinhe, sempre mexendo, até começar a engrossar. Apague o fogo e junte 3 ovos batidos, mexendo vigorosamente até que os ovos cozinhem com o calor do fubá. Polvilhe com salsinha picada a gosto e sirva a seguir.

Mingau de fubá com alho

Frite 300 g de bacon e 1 gomo de calabresa picados na própria gordura. Escorra o excesso de óleo e adicione 10 dentes de alho amassados. Quando dourar, junte 1 sachê de tempero pronto, 1 ½ litro de água quente e 1 ½ xícara de chá de fubá dissolvido em água fria. Cozinhe sem parar de mexer até o mingau engrossar. Sirva quente, polvilhado com cheiro verde a gosto.

Mingau de fubá doce

Dissolva 2 colheres de sopa de fubá em 400 ml de leite. Adicione 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de manteiga. Leve ao fogo, mexendo sempre, para cozinhar e engrossar. Sirva quente.

Mingau de fubá com chocolate

Leve para cozinhar em fogo médio 3 xícaras de chá de leite, 2 colheres de sopa de fubá, 2 colheres de sopa de açúcar e 4 colheres de chocolate em pó. Mexa para não embolar, até a consistência desejada.

Dúvidas

Mingau de fubá prende o intestino?

Quando entra no sistema digestivo o fubá absorve a água dos alimentos e acredita-se que isto acaba soltando o intestino.

Mingau de fubá é saudável?

O fubá é rico em ferro, contribuindo para o combate à anemia e proteção do sistema imunológico.

Mingau de fubá é bom para diarreia?

Pelo contrário. Acredita-se que os carboidratos do fubá absorvem a água dos alimentos e acabam por soltar ainda mais o intestino.

Mingau de fubá é bom para gastrite

Não há nenhuma indicação de que mingau de fubá seja prejudicial para a gastrite, porém também não há indícios de que gere algum benefício. Na dúvida, sempre consulte seu médico ou nutricionista.

Mingau de fubá pode ser congelado?

Por até 3 meses, em embalagens apropriadas para congelamento, o mingau de fubá pode ser conservado no freezer ou no congelador.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas