Início » Pratos Especiais » Receitas de Mingau

Mingau de Chocolate

Mingau de Chocolate

PREPARO

20 Minutos


RENDIMENTO

3 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Mingau de Chocolate

Hoje temos por aqui Mingau de Chocolate que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 20 minutos esta maravilha de Receitas de Mingau para seus convidados. A receita pode render até 3 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de mingau de chocolate

Nos dias mais frios ou nos mais quentes, o mingau de chocolate é um prato que cai muito bem em todas as ocasiões. O sabor irresistível de seu ingrediente principal vai te dar energia e disposição para o dia a dia. Assim, esta é uma ótima pedida para o café da manhã ou para o lanche da tarde.

Além do mais, o mingau de chocolate é uma ótima sobremesa. Ele também pode ser um excelente acompanhamento para pratos salgados. E, acima de tudo, ele é rápido e fácil de fazer! Então, veja abaixo mais informações e uma receita super prática de mingau de chocolate.

Para fazer mingau de chocolate, você vai precisar de poucos ingredientes, uma panela e um fogão. Além disso, a criatividade está liberada! Assim, também é possível usar itens diversos ou seu chocolate favorito. A seguir, veja tudo sobre essa sobremesa e dicas de combinações que deixarão o prato ainda mais especial.

Confira: Mingau de alho


Ingredientes Para Mingau de Chocolate

  • 4 colheres de sopa do seu achocolatado em pó preferido;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 500 ml de leite.

Como Fazer Mingau de Chocolate


Passo 1

Em uma panela, primeiro adicione o leite e o amido de milho; Misture bem até dissolver tudo, ainda sem ligar o fogo;


Passo 2

Feito isso, acenda o fogo e aguarde alguns minutos; Em seguida, quando a mistura estiver quente, adicione o chocolate e o açúcar;


Passo 3

Deixe cozinhar até ficar um creme homogêneo e cremoso; Por fim, retire o mingau da panela e sirva em pratos de sobremesa ou em vasilhas de sua preferência.


Informações Adicionais

  • Durante o cozimento do mingau, fique sempre mexendo para não grudar na panela e para ficar um mingau homogêneo;
  • Se preferir, acrescente canela em pó nos últimos minutos de cozimento, para dar um gostinho especial. Nesse caso, uma colher de sobremesa de canela em pó já é suficiente;
  • Você pode utilizar leite integral, sem lactose ou ainda leite de soja.

Combinações

Confira as principais combinações dessa receita e como deixá-la ainda mais saborosa.

Mingau de chocolate fit

Para um mingau fit, primeiro substitua o açúcar por 1 colher de sopa de adoçante, de preferência adoçante natural. Ele é encontrado em lojas de produtos naturais, por exemplo. Em relação ao chocolate, substitua por chocolate em pó amargo. Fazendo isso, sua receita ficará muito mais saudável.

Mingau de chocolate com aveia

Substitua o amido de milho por 2 colheres de sopa rasas de aveia. Misture bem ao chocolate em pó e ao leite. A receita não muda, é necessário apenas trocar esse ingrediente pela aveia.

Mingau de chocolate com maisena

Este é o mesmo caso da combinação anterior. No lugar do amido de milho, acrescente 2 colheres de sopa de maisena e mexa bem. Se quiser, você pode optar por usar os dois ingredientes. Ou seja, 1 colher de amido de milho e 1 colher de maisena. Mas, visando a praticidade, é melhor optar por um dos ingredientes. Porém, se usar muito, o mingau ficará mais consistente.

Mingau de chocolate simples

No mingau de chocolate simples, você não precisa acrescentar nenhum ingrediente extra. Basta seguir a receita deste artigo. Uma receita mais básica também é ótima para uma refeição rápida ou para servir como sobremesa às visitas.

Dúvidas frequentes

Veja as principais dúvidas sobre o mingau de chocolate.

Mingau de chocolate pode dar para bebê?

É recomendável evitar dar chocolate para crianças com menos de 2 anos de idade. Isso porque este é um alimento rico em gordura e açúcar. Assim, especialmente durante a amamentação, não se deve dar chocolate para os bebês, nem mesmo em um mingau.

Mingau de chocolate engorda?

Esta é uma sobremesa com um alto teor calórico. Então, se você consumir de forma exagerada, ela vai engordar. Principalmente por conta do chocolate e do açúcar. Neste sentido, se esse for o seu medo, opte pelo mingau de chocolate fit. Mas mesmo assim, não abuse deste prato.

Mingau de chocolate pode ser congelado?

Sim, você pode congelar um mingau de chocolate. Mas é preciso colocar em recipientes ou sacos plásticos adequados. Além disso, o prato não pode ficar mais de três meses no congelador. Por fim, na hora de descongelar, retire o recipiente do congelador e coloque na geladeira. Assim, deixe descongelar naturalmente. Isso por levar algumas horas.

Mingau de chocolate pode na dieta Low Carb?

Pode sim, mas use sempre o chocolate amargo, aquele que tem mais que 70% de cacau. Este ingrediente possui menor açúcar e gordura. Então, a dica para uma dieta Low Carb é apostar no mingau fit mostrado nesta receita.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas