Início » Pratos Especiais » Receitas de Mingau

Mingau de Aveia

Mingau de Aveia

PREPARO

20 Minutos


RENDIMENTO

1 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Mingau de Aveia

Hoje temos por aqui Mingau de Aveia que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 20 minutos esta maravilha de Receitas de Mingau para seus convidados. A receita pode render até 1 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de mingau de aveia

O mingau de aveia pode ser uma ótima opção para você que busca algo saboroso. Mas, ao mesmo tempo, que também seja leve e nutritivo. Esse prato é muito fácil de fazer e é ótimo para ser consumido, por exemplo, no café da manhã ou no lanche da tarde.

Além do mais, você pode fazer incríveis combinações para deixar seu mingau de aveia ainda mais atrativo. Veremos a seguir todas as informações sobre essa iguaria muito tradicional aqui no Brasil. Saiba como fazer um delicioso mingau de aveia, informações nutricionais e combinações incríveis.

Confira: Mingau de fubá


Ingredientes Para Mingau de Aveia

  • 5 colheres de sopa de aveia em flocos finos;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 xícaras de leite integral;
  • Se preferir, use canela para polvilhar o mingau.

Como Fazer Mingau de Aveia


Passo 1

Em uma vasilha, coloque a aveia, o açúcar e um pouco de leite e mexa bem; O restante do leite precisa ser fervido em uma panela;


Passo 2

Quando começar a levantar fervura, acrescente a mistura com aveia, açúcar e um pouco de leite; Em seguida, deixe cozinhando, mas em fogo baixo, e sempre mexendo bem;


Passo 3

Quando começar a grudar na panela é sinal que o mingau está pronto; Por fim, polvilhe o mingau com a canela, sirva e se aproveite!


Informações Adicionais

  • Para intolerantes à lactose, deve ser usado o leite sem lactose;
  • Para diabéticos, elimine o açúcar da receita e o substitua por uma banana. Veremos a seguir uma ótima dica de mingau de aveia com banana;
  • Além disso, é importante não deixar o mingau grudar na panela;
  • O tempo de cozimento varia bastante, podendo chegar a 20 minutos, dependendo da temperatura do fogão;
  • Para fazer duas porções, dobre a quantidade dos ingredientes. Nesse caso, use uma panela maior;
  • E claro, se preferir, use aveia em flocos sem glúten.

Combinações

Veja abaixo algumas formas de incrementar a sua receita de mingau de aveia.

Mingau de aveia com banana

Essa combinação é ótima para pessoas com restrições, principalmente os diabéticos. Assim, elimine o açúcar da receita. Utilize 2 bananas grandes amassadas, junto com a aveia e o leite. Mexa bem na hora do cozimento. Se precisar, adicione um pouco mais de leite para o mingau não ficar tão duro.

Mingau de aveia com chocolate

Para essa combinação, também substitua o açúcar. Dessa forma, no lugar dele, adicione 3 colheres de sopa de achocolatado de sua preferência. Você pode ainda usar a criatividade e acrescentar seu chocolate favorito. Para isso, pegue uma barra e corte em pedacinhos, adicionando aos poucos na hora do cozimento do mingau.

Mingau de aveia com whey

Nesse caso, a dica é acrescentar 1 scoop de whey protein de chocolate na hora do cozimento do mingau. Ele vai ficar muito mais nutritivo. Esta é uma combinação ideal para consumir antes ou após atividades físicas, visando a reposição de calorias.

Mingau de aveia com maçã

Corte uma maçã em cubinhos e cozinhe ela separadamente, até ficar macia. Na hora de cozinhar o mingau, acrescente os cubos de maçã e mexa bem. Seu mingau ficará com pedacinhos de maçã e com o incrível sabor dessa fruta.

Dúvidas

Por fim, saiba as respostas para algumas das dúvidas mais comuns relacionadas a este prato.

É recomendado mingau de aveia antes de dormir?

Você pode comer mingau de aveia antes de dormir. Mas, nesse caso, prefira as combinações mais leves, como o mingau com maçã ou o básico. A receita de aveia com chocolate, por exemplo, pode prejudicar seu sono.

Mingau de aveia prende o intestino?

A aveia ajuda no funcionamento do intestino. Assim, ela não prende o intestino, mas regula ele. Para pessoas com prisão de ventre, esse mingau ajuda em sua soltura.

Mingau de aveia é saudável?

De certa forma esse prato é muito saudável, pois a aveia traz diversos benefícios. Entre os principais, podemos citar o fortalecimento do sistema imunológico, fortalecimento dos ossos e controle da pressão arterial.

Mingau de aveia é bom para diarreia?

Para quem está com diarreia, o mingau de aveia pode ajudar a regular o intestino, diminuindo essa situação. Além do mais, ele é uma ótima fonte de nutrientes. Assim, a receita evita uma possível desidratação e dando energia para a pessoa.

Mingau de aveia é bom para diabetes?

A aveia é um alimento que pode ser consumido por diabéticos, porque ela ajuda a regular o nível de açúcar no sangue. No caso do mingau, opte por receitas sem açúcar, substituindo por banana ou outras frutas, como mostramos anteriormente.

Mingau de aveia pode ser congelado?

Após seu cozimento, você pode sim congelar o mingau de aveia. Mas é importante colocar em recipientes adequados. Além do mais, o mingau pode ficar, no máximo, 6 meses no congelador. Se passar desse tempo, não é recomendável seu consumo.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas