Informações Adicionais
- É importante triturar bem o arroz no liquidificador;
- O mingau poderá ficar mole no início, mas vai endurecer quando começar a esfriar;
- Se preferir, utilize leite sem lactose, principalmente se você tiver alguma restrição;
- Por fim, para dar um toque refinado, você pode colocar pitadas de canela no mingau depois de pronto.
Combinações
Veja abaixo algumas sugestões para incrementar a sua receita com outros ingredientes.
Mingau de arroz com creme de leite
Esse mingau fica bem cremoso. Assim, na hora de cozinhar o mingau, adicione 60 ml de creme de leite e mexa bem até ficar uma mistura homogênea. Você pode também adicionar 20 ml de leite condensado. Mas esses ingredientes devem ser adicionados após a trituração do arroz no liquidificador.
Mingau de arroz com banana
Nesse caso, separe 1 banana grande e descascada. Corte ela em pedacinhos e coloque para triturar no liquidificador junto com o arroz e a água. Deixe misturar bem. Se a mistura ficar muito dura, acrescente um pouco de leite. Depois, siga a receita normalmente, cozinhando a mistura em uma panela até ficar no ponto ideal.
Mingau de arroz com aveia
Após bater o arroz no liquidificador, acrescente 3 colheres de sopa de aveia e deixe cozinhar. A aveia vai dar uma maior consistência ao seu mingau de arroz. Além disso, o prato vai ficar muito mais nutritivo e saboroso, proporcionando uma grande quantidade de energia.
Mingau de arroz com açaí
Acrescente entre 100 e 150 gramas de açaí na hora de cozinhar o seu mingau. Este é um alimento rico em proteínas e vitaminas diversas. Assim, o seu mingau vai ficar extremamente nutritivo. Mas ganhará muito mais calorias. No entanto, é ideal para uma refeição completa ou ainda antes e após atividades físicas mais intensas.
Dúvidas
Por fim, veja as respostas para algumas dúvidas comuns relacionada a esta receita.
Pode dar mingau de arroz para cachorro?
Não é aconselhável dar mingau de arroz para animais de estimação, principalmente por conta do açúcar contido nele.
Mingau de arroz prende o intestino?
O arroz é um alimento que ajuda a regular o intestino. Neste sentido, pode ajudar quem está com diarreia, por exemplo. Mas ele não prende o intestino, apenas regula suas funções.
Mingau de arroz é saudável?
Esse é um prato muito saudável, inclusive, para crianças e bebês. Para os pequenos, dê sempre o mingau simples, com arroz, água, açúcar e leite.
Mingau de arroz é bom para diarreia?
Sim, ele ajuda a controlar e diminuir a diarreia. Além do mais, o arroz ajuda a recompor a flora intestinal evitando maiores problemas, incluindo a desidratação.
Mingau de arroz é bom para gastrite
Geralmente, o mingau de arroz não faz mal para o estômago. Mas o açúcar contido nele pode intensificar problemas como a gastrite. Por outro lado, se esse for seu caso, diminuindo a quantidade de açúcar já é suficiente. Dessa forma, o arroz é um ótimo aliado para seu estômago.
Mingau de arroz pode ser congelado?
Esse prato pode ser congelado, mas em recipientes próprios para isso. Outro detalhe importante é que o mingau de arroz congelado deve ser consumido em, no máximo, 6 meses. Na hora de descongela-lo, deixe o processo acontecer naturalmente, em temperatura ambiente. Isso pode levar algumas horas. E, depois, não congele novamente o mingau. Ou seja, depois de tirar do congelador, o ideal é consumir todo o mingau.