Início » Pratos Especiais » Receitas de Mingau

Mingau de Arroz

Mingau de Arroz

PREPARO

25 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Mingau de Arroz

Hoje temos por aqui Mingau de Arroz que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 25 minutos esta maravilha de Receitas de Mingau para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de mingau de arroz

Você já experimentou mingau de arroz? Se quiser ter energia para enfrentar o dia a dia, é importante se alimentar bem. Neste sentido esta receita é uma ótima fonte de nutrientes e pode ser consumido todos os dias sem preocupação.

Além do mais, trata-se de um prato é fácil e rápido de fazer e vai bem com diversos outros alimentos. Usando a criatividade, é possível criar ótimas combinações. Assim, o mingau de arroz pode ser consumido no café da manhã, no lanche da tarde ou ainda em uma refeição principal.

Essa iguaria também faz muito sucesso por causa do arroz, alimento indispensável na mesa dos brasileiros. Este grão possui ótimas propriedades e é um aliado para a nossa saúde. Então, veja a seguir uma receita completa para você fazer um mingau de arroz de dar água na boca.

Confira: Mingau de Couve


Ingredientes Para Mingau de Arroz

  • 1 xícara de chá de arroz;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 4 xícaras de chá de leite
  • 4 colheres de sopa de açúcar.

Como Fazer Mingau de Arroz


Passo 1

Em uma panela, coloque a água e o arroz; Deixe cozinhar por um período de 10 minutos;


Passo 2

Depois, bata a mistura no liquidificador por cerca de 3 minutos; Em seguida, coloque a mistura novamente na panela e acrescente o açúcar e o leite;


Passo 3

Deixe cozinhar até o mingau ficar bem mole e começar a desgrudar da panela; Durante o processo, mexa bem.


Informações Adicionais

  • É importante triturar bem o arroz no liquidificador;
  • O mingau poderá ficar mole no início, mas vai endurecer quando começar a esfriar;
  • Se preferir, utilize leite sem lactose, principalmente se você tiver alguma restrição;
  • Por fim, para dar um toque refinado, você pode colocar pitadas de canela no mingau depois de pronto.

Combinações

Veja abaixo algumas sugestões para incrementar a sua receita com outros ingredientes.

Mingau de arroz com creme de leite

Esse mingau fica bem cremoso. Assim, na hora de cozinhar o mingau, adicione 60 ml de creme de leite e mexa bem até ficar uma mistura homogênea. Você pode também adicionar 20 ml de leite condensado. Mas esses ingredientes devem ser adicionados após a trituração do arroz no liquidificador.

Mingau de arroz com banana

Nesse caso, separe 1 banana grande e descascada. Corte ela em pedacinhos e coloque para triturar no liquidificador junto com o arroz e a água. Deixe misturar bem. Se a mistura ficar muito dura, acrescente um pouco de leite. Depois, siga a receita normalmente, cozinhando a mistura em uma panela até ficar no ponto ideal.

Mingau de arroz com aveia

Após bater o arroz no liquidificador, acrescente 3 colheres de sopa de aveia e deixe cozinhar. A aveia vai dar uma maior consistência ao seu mingau de arroz. Além disso, o prato vai ficar muito mais nutritivo e saboroso, proporcionando uma grande quantidade de energia.

Mingau de arroz com açaí

Acrescente entre 100 e 150 gramas de açaí na hora de cozinhar o seu mingau. Este é um alimento rico em proteínas e vitaminas diversas. Assim, o seu mingau vai ficar extremamente nutritivo. Mas ganhará muito mais calorias. No entanto, é ideal para uma refeição completa ou ainda antes e após atividades físicas mais intensas.

Dúvidas

Por fim, veja as respostas para algumas dúvidas comuns relacionada a esta receita.

Pode dar mingau de arroz para cachorro?

Não é aconselhável dar mingau de arroz para animais de estimação, principalmente por conta do açúcar contido nele.

Mingau de arroz prende o intestino?

O arroz é um alimento que ajuda a regular o intestino. Neste sentido, pode ajudar quem está com diarreia, por exemplo. Mas ele não prende o intestino, apenas regula suas funções.

Mingau de arroz é saudável?

Esse é um prato muito saudável, inclusive, para crianças e bebês. Para os pequenos, dê sempre o mingau simples, com arroz, água, açúcar e leite.

Mingau de arroz é bom para diarreia?

Sim, ele ajuda a controlar e diminuir a diarreia. Além do mais, o arroz ajuda a recompor a flora intestinal evitando maiores problemas, incluindo a desidratação.

Mingau de arroz é bom para gastrite

Geralmente, o mingau de arroz não faz mal para o estômago. Mas o açúcar contido nele pode intensificar problemas como a gastrite. Por outro lado, se esse for seu caso, diminuindo a quantidade de açúcar já é suficiente. Dessa forma, o arroz é um ótimo aliado para seu estômago.

Mingau de arroz pode ser congelado?

Esse prato pode ser congelado, mas em recipientes próprios para isso. Outro detalhe importante é que o mingau de arroz congelado deve ser consumido em, no máximo, 6 meses. Na hora de descongela-lo, deixe o processo acontecer naturalmente, em temperatura ambiente. Isso pode levar algumas horas. E, depois, não congele novamente o mingau. Ou seja, depois de tirar do congelador, o ideal é consumir todo o mingau.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas