Início » Pratos Especiais » Receitas de Caldos

Caldo de Mocotó

Caldo de Mocotó

PREPARO

150 Minutos


RENDIMENTO

10 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Caldo de Mocotó

Hoje temos por aqui Caldo de Mocotó que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 150 minutos esta maravilha de Receitas de Caldos para seus convidados. A receita pode render até 10 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de caldo de mocotó

O caldo de mocotó é uma gostosura para se tomar, principalmente nos dias mais frios. É aquela comida com “sustança” como diziam nossas avós. Experimente fazer hoje essa receita, mais fácil do que você imagina.

Confira: Caldo de kenga


Ingredientes Para Caldo de Mocotó

  • 2 mocotós de boi limpos
  • 500 g de costelinha de porco dessalgada
  • 500 g de mandioca
  • 400 g de bacon
  • 1 colher de sopa de tempero baiano
  • 1 colher de chá de pimenta do reino
  • 2 cebolas grandes
  • 6 dentes de alho
  • 2 tabletes de caldo de costela
  • açafrão a gosto
  • cebolinha e coentro picados a gosto

Como Fazer Caldo de Mocotó


Passo 1

Coloque o mocotó cortado na panela de pressão junto com a costelinha, cubra com água e deixe cozinhar até o tutano se desprender dos ossos, aproximadamente 2 horas.


Passo 2

Enquanto isso, cozinhe a mandioca em água e sal. Separe os ossos do mocotó e coloque todo o restante no liquidificador com a mandioca.


Passo 3

Bata bem até ficar homogêneo. Se necessário adicione mais água. Frite o bacon até dourar, adicione os temperos, o alho e a cebola.


Passo 4

Refogue bem e em seguida junte o caldo de mocotó com a mandioca. Cozinhe em fogo brando, mexendo de vez em quando, até engrossar. Sirva quente, polvilhado com a cebolinha e o coentro.


Informações Adicionais

  • O osso do mocotó é bem duro, cortar em casa não é uma tarefa das mais fáceis, então peça para seu açougueiro cortar para você.

  • Para tirar o cheiro forte do mocotó deixe de molho em água com vinagre ou limão por 30 minutos.

  • Para economizar gás, depois que a panela pegar pressão abaixe o fogo.

Combinações

Caldo de mocotó simples

Em 1 colher de sopa de azeite, doure ½ cebola e 1 dente de alho. Adicione 1 tomate picado, 1 cubo de caldo de costela e 300 g de mocotó limpo. Cubra com água e cozinhe por pelo menos 1 hora. Apague o fogo, separe os ossos e junte 1 banana da terra cortada em pedaços. Cozinhe por mais 10 minutos, polvilhe com coentro picado e sirva em seguida.

Caldo de mocotó com legumes

Cozinhe 1 kg de mocotó de boi por 1 hora em panela de pressão. Enquanto isso faça um refogado com 1 colher de sopa de óleo, 1 cebola, 1 dente de alho, 2 tomates e 1 pimentão picados. Adicione o mocotó cozido sem os ossos, 200 g de feijão branco, 2 batatas em cubinhos e 1 cenoura cortada em rodelas. Cozinhe até os legumes ficarem macios. Polvilhe com salsinha e sirva em seguida.

Caldo de mocotó com aipim

Numa panela de pressão, cozinhe 400 g de mocotó por 1 h ou até soltar dos ossos. Retire os ossos e junte 400 g de aipim cru em pedaços. Volte ao fogo até que o aipim fique macio. Adicione 1 cubo de caldo de carne, 1 colher de sopa de tempero baiano, 2 tomates e ½ pimentão picados.Cozinhe por mais 10 minutos, acerte o sal e sirva quente.

Caldo de mocotó baiano

Bata 2 tomates, 2 dentes de alho, 1 pimenta dedo de moça, 1 maço de coentro, 1 colher de sobremesa de cominho e sal a gosto. Coloque 3 kg de mocotó limpo em um recipiente e esfregue com essa mistura. Deixe descansar enquanto frita 2 cebolas picadas em 4 colheres de sopa de óleo. Junte o mocotó com os temperos, cubra com água e cozinhe em panela de pressão até o caldo ficar bem espesso. Quando estiver pronto, coloque 1 kg de farinha de mandioca em uma panela e umedeça com um pouco de água fria até a farinha inchar. Leve a panela ao fogo e vá adicionando o caldo de mocotó aos poucos até obter um pirão na consistência desejada, mexendo sempre para não empelotar. Sirva quente com mais pimenta.

Caldo de mocotó com calabresa

Cozinhe 1 kg de mocotó em bastante água e sal até soltar dos ossos. Em outra panela refogue ,em 3 colheres de sopa de azeite, 1 cebola picada, 1 dente de alho, 2 folhas de louro, 1 cubo de caldo de carne, ½ pimentão picado e pimenta do reino a gosto. Frite 250 g de linguiça calabresa e em seguida junte o mocotó já cozido com bastante caldo (sem os ossos). Quando ferver, adicione 500 g de batata cozida e mexa bem. Deixe apurar, junte um punhado de coentro picado e sirva em seguida.

Caldo de mocotó engorda?

Especialistas afirmam que o caldo de mocotó é indicado para dietas de emagrecimento porque sua digestão é lenta, aumentando a saciedade.

Benefícios do caldo de mocotó

O caldo de mocotó fornece boas doses de colágeno, substância fundamental para a saúde da pele, unhas, cabelos e principalmente das articulações. Além disso, fortalece o sistema imune, ajudando na prevenção de várias doenças.

Caldo de mocotó é afrodisíaco?

Não há evidências científicas a este respeito. O que se sabe é que o mocotó bovino é rico em proteínas e minerais que combatem o envelhecimento precoce.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas