Início » Pratos Especiais » Receitas de Caldos

Caldo de Kenga

Caldo de Kenga

PREPARO

90 Minutos


RENDIMENTO

8 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Caldo de Kenga

Hoje temos por aqui Caldo de Kenga que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 90 minutos esta maravilha de Receitas de Caldos para seus convidados. A receita pode render até 8 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de caldo de kenga

Você já experimentou caldo de kenga? Este é um prato salgado, super tradicional em algumas regiões do país. Devido a sua combinação de ingredientes ele fica muito gostoso. Além disso, ele é perfeito para servir como uma refeição completa, sobretudo em dias frios.

Para aprender a fazer um caldo de kenga de dar água na boca, preste atenção nas informações a seguir. Veja o passo a passo completo desta receita, que pode ser feita sem dificuldades. Além disso, conheça algumas combinações de ingredientes para torná-la ainda mais saborosa.

Basicamente, os ingredientes principais deste caldo é a mandioca e o frango. Além deles, para fazê-lo você também vai usar outras carnes, além de precisar cozinhar tudo no fogo para obter o resultado esperado.


Ingredientes Para Caldo de Kenga

  • Um peito de frango;
  • Meio quilo de mandioca;
  • Meio quilo de mandioquinha;
  • Três colheres de bacon picado;
  • Meio quilo de cenoura;
  • Duas cebolas picadas;
  • Cinco dentes de alho;
  • Três colheres de cheiro verde picado;
  • Sal a gosto;
  • Temperos a gosto conforme sua preferência.

Como Fazer Caldo de Kenga


Passo 1

Primeiro você deverá dourar uma cebola e colocá-la em uma panela de pressão; Depois acrescente o frango, a mandioca, a cenoura e a mandioquinha;


Passo 2

Tempere conforme sua preferência e acrescente meio litro de água; Deixe tudo cozinhar até que os ingredientes amoleçam;


Passo 3

Em seguida, tire o frango e desfie-o, colocando os outros ingredientes no liquidificador; Bata tudo com a água do cozimento;


Passo 4

Use a panela que dourou a cebola para fritar a outra unidade, além do alho e do bacon;


Passo 5

Quando estiverem prontos, acrescente o frango desfiado e mexa em fogo baixo; Após cinco minutos, coloque a mistura do liquidificador na panela com o cheiro verde;


Passo 6

Assim que tudo ferver seu caldo estará pronto. Deixe esfriar e sirva.


Informações Adicionais

  • Você pode comer o seu caldo puro, ou servi-lo junto com torresmo ou torradas. Esta é uma das formas mais tradicionais de consumir o prato em Minas Gerais;
  • Alguns dos temperos que mais combinam com essa receita são noz moscada, pimenta do reino, orégano e curry.

Combinações

Veja abaixo algumas variações da receita para tornar o seu caldo ainda mais gostoso.

Caldo de kenga simples

Nesta versão da receita, o método de preparo é similar. A diferença é que, enquanto cozinha a base de seu caldo, já pode fritar os demais ingredientes em outra panela. Depois é só desfiar o franco, colocar o conteúdo da panela no liquidificador e depois misturar tudo em fogo baixo.

Caldo de kenga com calabresa

Esta versão da receita pode substituir o bacon por uma calabresa de sua preferência. O processo de preparo é o mesmo, e o sabor desta outra carne deixará o caldo um pouco mais marcado. E claro, ficará muito saboroso.

Caldo de kenga com milho

Acrescente o milho para fritar junto com a cebola, o alho e a carne. Depois faça o seu caldo da mesma forma. Este ingrediente extra mudará um pouco sua textura, deixando-o um pouco mais encorpado. Por outro lado, ficará bastante muito gostoso.

Caldo de kenga com carne seca

Substituir o frango por carne seca desfiada também é uma ótima ideia. Enquanto a base da receita permanece a mesma, a carne deixa o gosto um pouco mais marcado, além de aumentar o número de nutrientes do prato.

Caldo de kenga com batata

Por fim, você pode substituir a mandioquinha pela batata para a base de seu caldo. Ele ficará um pouco mais encorpado, com a cor mais clara. A variação de sabores é bem interessante.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas