Início » Pratos Especiais » Receitas de Caldos

Caldo de Abóbora

Caldo de Abóbora

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Caldo de Abóbora

Hoje temos por aqui Caldo de Abóbora que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receitas de Caldos para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de caldo de abóbora

O caldo de abóbora é um ótimo prato para quem quer algo nutritivo, mas barato e fácil de fazer. Além do mais, a abóbora é um alimento abundante no Brasil e traz inúmeros benefícios para o nosso corpo.

Assim, usando a criatividade, você pode fazer um delicioso caldo de abóbora e combinações super interessantes. Então, veja abaixo uma receita completa desse prato e dicas de combinações.

Fazer o caldo de abóbora é muito simples. Você vai usar apenas um liquidificador e uma panela com água. Esse é um prato rápido, que pode ser feito como acompanhamento ou ainda como refeição principal. Ele combina bem com outros pratos salgados, como carnes e massas.

A abóbora é um fruto da aboboreira e possui outros nomes dependendo da região do país. Há também diferentes tipos de abóboras e todas podem originar ótimos caldos. Esse alimento contribui para o sistema imune, para a saúde da pele e controle da pressão arterial. Além disso, pessoas em dieta para perder peso também se beneficiam desse prato.

Confira: Caldo de aipim


Ingredientes Para Caldo de Abóbora

  • 1 abóbora-cabotiã ou moranga comum;
  • 1 cebola;
  • 3 litros de água;
  • 1 talo de alho-poró;
  • Sal e pimenta a gosto.

Como Fazer Caldo de Abóbora


Passo 1

Primeiro, prepare a abóbora. Descasque ela, retire as sementes e corte-as em pedacinhos; Em seguida, pique a cebola e o alho;


Passo 2

Coloque a abóbora cozinhar em uma panela com a água, junto com a cebola e o alho; Deixe cozinhar até amaciar a abóbora. Isso pode levar entre 15 e 20 minutos;


Passo 3

Leve a mistura ao liquidificador e triture bem; Coloque de volta na panela e deixe cozinhar por mais um tempo;


Passo 4

Tempere com o sal e pimenta a gosto; Por fim, quando incorporar, desligue o fogo e sirva aos seus convidados.


Informações Adicionais

  • Não se esqueça de eliminar a casca e as sementes da abóbora;

  • O tempero fica a seu critério. Aqui usamos sal e pimenta, mas você pode usar ainda alecrim ou tomilho, por exemplo;

  • Dependendo do tipo de abóbora, o tempo de cozimento dela pode variar, influenciado no tempo total do preparo da receita.

Combinações

Separamos algumas dicas de combinações para você deixar o caldo de abóbora ainda mais requintado e saboroso.

Caldo de abóbora com frango

Nesse caso, utilize 300 gramas de frango desfiado e cozinhe separadamente. Quando o caldo de abóbora estiver quase pronto, acrescente o frango e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos, mexendo bem. Essa combinação combina muito com queijo ralado, que pode ser colocado por cima do caldo após o seu preparo.

Caldo de abóbora com carne seca

Utilize 300 gramas de carne seca desfiada e dessalgada. Separadamente, enquanto a abóbora cozinha, frite a carne utilizando os temperos de sua preferência. Aqui indicamos sal e pimenta. Depois, acrescente a carne no creme de abóbora e cozinhe por mais alguns minutos. Se preferir, pode bater tudo no liquidificador novamente, para criar consistência e ficar homogêneo.

Caldo de abóbora cremoso

O caldo de abóbora cremoso consiste em uma combinação com creme de leite. Dessa forma, você vai precisar de 1 caixinha de creme de leite. No momento que levar a abóbora ao liquidificador, acrescente o creme de leite e bata. Triture a abóbora e misture o doce. No restante, a receita permanece a mesma, mas seu creme ficará muito mais cremoso e doce.

Caldo de abóbora simples

No caldo de abóbora simples, você não precisa acrescentar outros ingredientes. Utilize apenas a abóbora e a água. Mesmo assim, pode inserir algum tempero, como cebola ou alho. No mais, siga a receita normalmente, preparando a abóbora de forma correta e cozinhando-a na água até amaciar. Não se esqueça de bater no liquidificador antes de servir.

Caldo de abóbora com linguiça

Separe 300 gramas de linguiça toscana ou de sua preferência. Prepare a linguiça separadamente, cortando-a em pedaços e levando ao fogo até fritar bem. Quando ela ficar crocante, desligue o fogo e reserve. Siga a receita do caldo de abóbora normalmente. Antes de servir, acrescente a linguiça e cozinhe por mais alguns minutos. Depois você já pode servir o caldo de abóbora com linguiça.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas