Início » Pratos Especiais » Receita de Escondidinhos

Escondidinho Vegano

Escondidinho Vegano

PREPARO

45 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Escondidinho Vegano

Hoje temos por aqui Escondidinho Vegano que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 45 minutos esta maravilha de Receita de Escondidinhos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de escondidinho vegano

Engana-se quem pensa que comida vegana é sinônimo de comida sem graça. Para provar isso, hoje trazemos esta receita de escondidinho vegano que vai agradar até os carnívoros mais obstinados. Experimente.

Confira: Escondidinho de charque


Ingredientes Para Escondidinho Vegano

  • 4 batatas
  • 1 sachê de molho de tomate
  • 1 cebola
  • 1 berinjela
  • 100 g de queijo vegano ralado
  • sal, pimenta e orégano a gosto
  • 1 xícara de chá de leite vegetal
  • 2 colheres de sopa de azeite

Como Fazer Escondidinho Vegano


Passo 1

Descasque as batatas, corte em pedaços pequenos e cozinhe em água e sal. Quando estiverem macias, escorra e passe pelo espremedor.


Passo 2

Coloque as batatas em uma tigela e junte 1 colher de sopa de azeite e o leite vegetal. Mexa até ficar um creme uniforme.


Passo 3

Enquanto as batatas cozinham, lave e corte a berinjela com casca em cubos médios.


Passo 4

Refogue a cebola com o restante do azeite e quando estiver dourada acrescente a berinjela.


Passo 5

Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 10 minutos, até que a berinjela amoleça ligeiramente.


Passo 6

Adicione o molho de tomate, sal, orégano e pimenta a gosto e cozinhe por mais 2 ou 3 minutos.


Passo 7

Despeje em uma forma e cubra com o purê de batata. Polvilhe com o queijo ralado vegano e leve ao forno pré aquecido, 200 graus, para dourar.


Informações Adicionais

  • Adicione outros vegetais ao seu refogado, como abobrinha e cenoura raladas.
  • Abuse dos temperos: páprica, curry e ervas finas são boas opções.

Combinações

Escondidinho vegano simples

Hidrate 1 xícara de chá de proteína vegetal texturizada em 2 xícaras de chá de água quente. Deixe de molho por 10 minutos. Refogue 1 cebola e 3 dentes de alho em 1 colher de sopa de azeite. Escorra a proteína e aperte bem para sair o excesso de água. Coloque na panela com a cebola e adicione 1 xícara de chá de molho de tomate e ⅓ de xícara de chá de shoyu. Deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos em fogo baixo. Despeje em um pirex e cubra com um purê feito com 4 batatas doces cozidas e espremidas, 1 xícara de chá de leite vegetal e 2 colheres de sopa de azeite. Leve ao forno quente por 15 a 20 minutos e sirva em seguida.

Escondidinho vegano de mandioca

Descasque e corte 500 g de mandioca em pedaços pequenos. Cubra com água e leve para cozinhar até ficar macia. Enquanto isso aqueça em uma panela 1 colher de sopa de azeite e refogue 2 dentes de alho picados; adicione 400 g de shimeji limpos e fatiados e deixe saltear. Junte cebolinha picada à gosto e tempere com 2 colheres de sopa de molho shoyu. Em cumbucas individuais coloque uma camada de purê, uma de shimeji e outra de purê. Pincele com azeite e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Escondidinho vegano de palmito

Prepare um purê com 600 g de batata cozida em água e sal e amassada, 100ml de leite vegetal e 2 colheres de sopa de azeite. Em uma frigideira grande refogue 1 cebola em 2 colheres de sopa de azeite; junte 3 tomates sem sementes picados e 1 vidro de palmito picado escorrido. Adicione azeitonas picadas, cheiro verde picado a gosto e ½ xícara de chá de molho de tomate. Cozinhe por 2 minutos e acrescente 2 colheres de sopa de farinha de trigo para engrossar. Despeje em uma forma, cubra com o purê de batatas e leve ao forno quente por 20 minutos para dourar.

Escondidinho vegano de lentilha

Amasse duas batatas grandes cozidas em uma tigela. Misture com ½ xícara de chá de água do cozimento das batatas e 1 colher de sopa de azeite até ficar homogêneo. Numa panela coloque 2 colheres de sopa de óleo e frite 2 dentes de alho e uma cebola picada. Acrescente 1 tomate pequeno picado e 2 xícaras de chá de lentilha cozida; tempere com sal, pimenta e orégano e refogue até que o tomate comece a desmanchar. Despeje o refogado em um refratário pequeno e cubra com o purê de batata. Leve ao forno quente, 200 graus, por aproximadamente 15 minutos.

Dúvidas

Escondidinho vegano é saudável?

O escondidinho vegano é uma maneira de trazer mais legumes e vegetais para sua dieta. Legumes e vegetais são um dos pilares de uma dieta saudável.

Escondidinho vegano pode ser congelado?

O escondidinho vegano conserva-se bem no freezer ou na geladeira por até 60 dias.

Qual vinho acompanha o escondidinho vegano?

O escondidinho vegano combina com vinhos tintos ou brancos, de sabor mais intenso.

O que combina com escondidinho vegano?

Para acompanhar seu escondidinho vegano sirva arroz de couve flor e salada.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas