Início » Pratos Especiais » Receita de Escondidinhos

Escondidinho de Mandioca

Escondidinho de Mandioca

PREPARO

60 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

223


CHEFF

Juliana Al


Escondidinho de Mandioca

Hoje temos por aqui Escondidinho de Mandioca que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 60 minutos esta maravilha de Receita de Escondidinhos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

O escondidinho de mandioca é um prato delicioso e tradicional em várias regiões do país. Afinal de contas, seu ingrediente base é presença constante na mesa de muitos brasileiros. Assim, em sua receita o aipim serve como uma espécie de massa, que pode ser recheada de várias formas.

Por isso a seguir você confere uma série de informações importantes sobre o escondidinho de mandioca. Saiba como preparar essa delícia de forma simples e eficiente. Além disso, veja também ótimas combinações envolvendo essa receita.

Como fazer escondidinho de mandioca?

Basicamente, você irá precisar de uma quantidade de aipim variável conforme a quantidade de escondidinho que quiser fazer, queijo, temperos e ingredientes para recheio. Dessa forma, veja a seguir os principais fatos neste sentido.

Informações iniciais

A quantidade de mandioca necessária para o escondidinho varia entre 500 gramas e um quilo. O aipim pode ser exprimido ou amassado para formar a massa de base. Se houver bastante convidados, até dois quilos de aipim podem ser necessários.

Quantas porções rende?

Ao usar 500 gramas de aipim, a quantidade média é de quatro porções. Com um quilo você pode fazer de seis a oito porções e com dois quilos de mandioca o escondidinho pode chegar a oito porções.

Quantos minutos?

Como o escondidinho de mandioca vai ao forno, o tempo de cozimento varia conforme quantas porções você irá preparar. Mas de forma geral a receita fica pronta entre 45 minutos e uma hora e 30 minutos.

Quantidade de calorias, gramas de proteínas e carboidratos por porção

Uma receita tradicional de escondidinho tem em média 400 calorias por porção. Além disso, as proteínas ficam em torno de 40 gramas dependendo do ingrediente que utilizar. Quanto aos carboidratos, a quantidade é de aproximadamente 60 gramas.


Ingredientes Para Escondidinho de Mandioca

  • 500 gramas a dois quilos de mandioca amassada conforme o tamanho do escondidinho;
  • 500 gramas do ingrediente principal para o recheio (veja sugestões abaixo);
  • Uma caixa de creme de leite;
  • Um copo de leite;
  • Uma colher de sopa de manteiga;
  • 200 gramas de queijo;
  • Requeijão a gosto;
  • Sal e temperos a gosto.

Como Fazer Escondidinho de Mandioca


Passo 1

Primeiro misture a mandioca com o copo de leite e leve-a ao fogo;


Passo 2

Em seguida, adicione a manteiga, os temperos e o creme de leite; Mexa tudo muito bem até formas uma massa homogênea;


Passo 3

Deixe esfriar. Enquanto isso cozinhe o recheio em outra panela com o requeijão;


Passo 4

Pegue uma refratária e coloque uma primeira camada de escondidinho;


Passo 5

Em seguida cubra-a com queijo e coloque o recheio por cima;


Passo 6

Repita o processo até usar toda a massa e o recheio;


Passo 7

Agora leve para o forno pré-aquecido em 200 graus; Baixe sua temperatura para 180 graus e deixe o escondidinho cozinhar.


Informações Adicionais

Combinações de escondidinho de mandioca

Veja a seguir como rechear o seu escondidinho de mandioca com diferentes ingredientes. Cada um deles dá um sabor único para o prato.

Escondidinho de mandioca com carne moída

Esta é a versão mais tradicional do prato. Ele leva 500 gramas de carne moída, desfiada ou mesmo charque. Ao fazer a receita acima com esse recheio, o resultado é um sabor profundo e muito marcante.

Escondidinho com frango

Esta é uma receita ideal para quem prefere carne branca. Aqui o frango pode ser desfiado e cozido com um molho de sua preferência. Se quiser, pode acrescentar bastante requeijão para dar liga ao recheio. A combinação fica muito saborosa.

Escondidinho de mandioca com queijo

Se quiser, nada impede de você dispensar o uso de carnes para a sua receita. Neste caso concentre-se apenas na massa do escondidinho. Entre suas camadas, use diferentes tipos de queijo e coloque também requeijão. O resultado é delicioso.

Escondidinho com calabresa

Para quem gosta de um sabor mais marcante e apimentado, essa também é outra ótima opção. Há diversos tipos de calabresa que podem ser incorporadas ao recheio. Para isso, basta cozinha-las bem antes de espalha-las entre as camadas do escondidinho.

Escondidinho fit

Por fim, esta é uma opção da receita mais leve, ideal para quem quer manter o peso sob controle. Aqui, o segredo está no recheio, que pode substituir carne por legumes diversos de sua preferência. Além disso, os demais ingredientes devem ser em sua versão light.

Dúvidas

Por fim, confira a seguir alguns dos questionamentos mais comuns com relação ao escondidinho de mandioca. Assim, você pode aproveitar o prato ao máximo.

O que combina com escondidinho de mandioca?

Graças a sua versatilidade, ele pode ser um prato principal ou acompanhamento. Assim, há várias coisas que combinam com ele. Entre os ingredientes principais estão o arroz, saladas e carnes leves, como peixes.

Escondidinho de mandioca por congelar?

Sim! Apenas dependendo dos ingredientes de recheio, o tempo em que ele pode ficar congelado pode variar. Mas de forma geral o prato pode durar algumas semanas neste estado.

Qual salada combina com escondidinho de mandioca?

Este é outro aspecto muito versátil do escondidinho de mandioca. Você pode combiná-lo com saladas mais simples, como alface e tomate até uma seleção de ingredientes mais complexa. A receita cairá bem com tudo.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas