Início » Pratos Especiais » Receita de Escondidinhos

Escondidinho de Couve-Flor

Escondidinho de Couve-Flor

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Escondidinho de Couve-Flor

Hoje temos por aqui Escondidinho de Couve-Flor que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receita de Escondidinhos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de escondidinho de couve-flor

O couve-flor é um vegetal de sabor neutro, que combina com vários ingredientes e pode ser feito de inúmeras maneiras. Se você cansou de servi-lo em saladas, experimente este escondidinho de couve-flor. É diferente, mas fácil e rápido de fazer.

Confira: Escondidinho Vegano


Ingredientes Para Escondidinho de Couve-Flor

  • 2 cabeças de couve flor
  • 1 cebola ralada
  • 1 copo de requeijão
  • sal, pimenta do reino e noz moscada ralada a gosto
  • 400 g de camarões limpos
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • queijo ralado a gosto para polvilhar

Como Fazer Escondidinho de Couve-Flor


Passo 1

Separe os buquês de couve-flor e afervente em água e sal. Escorra e bata no liquidificador.


Passo 2

Em uma panela doure a cebola em 1 colher de sopa de azeite. Em seguida junte a couve flor, tempere com pimenta e noz moscada.


Passo 3

Refogue por alguns minutos. Em seguida adicione o requeijão. Enquanto a couve flor cozinha, leve os camarões ao fogo em uma frigideira grande com 2 colheres de sopa de azeite e o alho amassado.


Passo 4

Quando estiverem dourados, tempere com sal e pimenta a gosto. Divida metade do creme de couve-flor em 4 ramequins.


Passo 5

Por cima, distribua os camarões e faça outra camada com o restante do couve-flor. Finalize com queijo parmesão ralado e leve ao forno quente, 200 graus, até gratinar.


Informações Adicionais

O couve-flor é um vegetal bastante delicado, fácil de cozinhar, porém de cheiro forte. Para amenizar este cheiro adicione um pouco de leite na água do cozimento.

Combinações

Escondidinho de couve-flor simples

Derreta uma colher de sopa de manteiga e frite uma cebola até ficar transparente. Acrescente 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1 ½ xícara de chá de leite. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada ralada e cozinhe até formar um creme grosso. Em outra panela derreta mais 1 colher de sopa de manteiga e doure 2 dentes de alho; adicione 1 couve-flor aferventada separada em buquês. Tempere a gosto e deixe saltear por alguns minutos. Despeje a couve-flor em um refratário, cubra com o creme e fatias de mussarela. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 15 minutos ou até dourar.

Escondidinho de couve-flor low carb

Cozinhe 1,2 kg de couve-flor em uma panela com água e sal. Quando estiver bem macia amasse até dar consistência de um purê. Misture 400 g de atum em lata escorrido com 200 g de requeijão light. Faça uma camada de purê de couve-flor em uma assadeira e por cima espalhe o atum. Faça outra camada com o restante do purê e fatias de mussarela light. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 10 minutos.

Escondidinho de couve-flor com carne moída

Refogue 700g de carne moída magra com alho, cebola, azeite sal e pimenta-do-reino a gosto. Adicione meio sachê de molho de tomate e deixe apurar. Enquanto isso cozinhe 1 couve-flor inteira em água e sal, quando estiver bem macia escorra, passe no liquidificador e adicione 2 colheres de sopa de requeijão. Forre um refratário com metade deste purê e por cima coloque o refogado de carne. Termine com mais uma camada de purê e leve ao forno até gratinar.

Escondidinho de couve-flor vegano

Passe 1 couve flor cozida em água e sal pelo processador até formar um purê. Salteie 100 g de shitake,100g de shimeji e 100 gramas de cogumelo Paris em 3 colheres de sopa de azeite e 50 ml de molho de soja. Adicione 15 gotas de óleo de gergelim e um punhado de salsinha picada e despeje em uma assadeira. Cubra com o couve-flor. Alise a superfície e pincele com um pouco de azeite. Leve ao forno quente até dourar.

Dúvidas

Escondidinho de couve-flor é saudável?

A couve-flor é um alimento rico em fibras por isso pode ajudar nas dietas de redução de peso ela reduz inflamações faz bem para o cérebro e para a saúde do coração

Escondidinho de couve-flor pode ser congelado?

o escondidinho de couve-flor pode ser congelado por até 60 dias no freezer ou no micro-ondas

Qual vinho acompanha o escondidinho de couve-flor?

Vinhos suaves são os mais indicados para servir com escondidinho de couve-flor, tintos ou brancos

O que combina com escondidinho de couve-flor?

Escondidinho de couve-flor arroz branco e batata palha




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas