Início » Pratos Especiais » Receita de Escondidinhos

Escondidinho de Charque

Escondidinho de Charque

PREPARO

45 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Escondidinho de Charque

Hoje temos por aqui Escondidinho de Charque que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 45 minutos esta maravilha de Receita de Escondidinhos para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de escondidinho de charque

O charque é uma carne que passa por processos de salgamento e secagem para a sua conservação, típica dos estados do sul do Brasil. De textura mais firme que a carne de sol ou a carne seca, o charque é feito com carnes mais gordas e por isso tem um sabor mais forte que as outras. Nossa sugestão hoje é um escondidinho de charque. Depois disso, você não vai querer outra coisa.

Confira: Escondidinho de batata doce


Ingredientes Para Escondidinho de Charque

  • 300 g de charque dessalgado
  • 500 ml de água
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 cebola média picada
  • 700 g de mandioca
  • 100 ml de leite
  • 1 sachê de tempero em pó
  • Meia lata de creme de leite sem soro
  • 50 g de queijo parmesão ralado

Como Fazer Escondidinho de Charque


Passo 1

Depois de dessalgar a carne (veja nossas dicas extras) coloque na panela de pressão com a água e cozinhe por 30 minutos, contados depois que começar a ferver.


Passo 2

Escorra a água e desfie a carne. Derreta a manteiga e frite a cebola até começar a dourar. Junte a carne e refogue por 5 minutos.


Passo 3

Polvilhe com o tempero em pó e misture bem. Enquanto a carne cozinha, em outra panela cozinhe a mandioca descascada.


Passo 4

Escorra a água e amasse ainda quente. Descarte as partes mais fibrosas. Coloque a mandioca ainda quente em um recipiente grande e misture com o leite, a manteiga restante, o creme de leite e o sal.


Passo 5

Coloque metade deste purê em um refratário e por cima espalhe o charque. Cubra com o restante do purê, alise com uma espátula e salpique o queijo ralado.


Passo 6

Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos para gratinar. Sirva em seguida.


Informações Adicionais

  • Para tirar o sal do charque o ideal é cortar a carne e deixar de molho por pelo menos 12 horas em água fria, trocando a água algumas vezes.
  • Outra forma, bem mais rápida, é levar a carne em pedaços ao fogo com água e 2 colheres de sopa de sal. Quando começar a ferver retire a espuma que se forma e deixe por 5 minutos. Escorra a água, enxague com água fria e continue a receita.

Combinações

Escondidinho de charque com batata

Cozinhe e amasse 100 g de batata. Misture com 2 colheres de sopa de manteiga 1 xícara de chá de leite para formar um purê espesso. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Refogue 1 cebola média picada em 1 colher de sopa de óleo e adicione 500 g de charque cozido e desfiado, azeitonas a gosto e 2 tomates picados. Cozinhe até o tomate começar a amolecer. Apague o fogo e adicione 200 g de catupiry. Despeje em um refratário e cubra com o purê de batata; polvilhe queijo parmesão ralado a gosto e leve ao forno para gratinar.

Escondidinho de charque com inhame

Rale 500 g de inhame cru e misture com 2 colheres de sopa de manteiga, ⅔ de xícara de chá de leite de coco, sal e pimenta-do-reino a gosto. Coloque metade dessa massa em um refratário untado com margarina e por cima espalhe o recheio de charque, feito com 300 g de charque cozido, desfiado e refogado com temperos a gosto. Cubra com o restante da massa de inhame se 200g de mussarela fatiada. Leve o refratário ao forno pré-aquecido a 200 graus durante uma hora, coberto com papel alumínio. Depois de passado esse tempo retire o papel alumínio e volte ao forno por mais 15 minutos

Escondidinho de charque com requeijão

Refogue uma cebola média bem picada em 3 colheres de sopa de óleo. Adicione 1 dente de alho amassado e 2 tomates sem pele cortados em cubinhos. Junte 300g de charque dessalgado, cozido e desfiado, 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 copo de água quente e deixe cozinhar até apurar. Apague o fogo e adicione 200 g de requeijão cremoso. Reserva. Faça um purê com 250 gramas de abóbora e 250 g de mandioquinha cozidas e amassadas, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 caixinha de creme de leite. Arrume metade do purê em uma forma e por cima espalhe o recheio de charque. Cubra com a outra metade do purê, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno quente até gratinar.

Escondidinho de charque com aipim

Prepare um purê com 400 g de aipim cozido e amassado, 1 colher de sopa de manteiga, 1 pacote de creme de cebola com bacon e 1 xícara de chá de leite. Refogue, em 1 colher de chá de óleo, 1 cebola pequena ralada, 200g de charque dessalgado, cozido e desfiado e 1 colher de sopa de coentro picado. Coloque o charque em uma forma e espalhe o purê por cima. Polvilhe com bastante queijo parmesão ralado e leve ao forno até dourar

Dúvidas

Escondidinho de charque é saudável?

O charque é uma carne salgada e desidratada mas que conserva todas as propriedades da carne fresca, suas vitaminas e nutrientes. A carne é muito importante para a formação dos tecidos do corpo, dos ossos do sangue e da manutenção do organismo como um todo

Escondidinho de charque pode ser congelado?

O escondidinho de charque pode ser guardado no freezer ou no congelador por até 60 dias.

Qual vinho acompanha o escondidinho de charque?

O vinho mais apropriado para servir com escondidinho de charque é um vinho tinto bem encorpado.

O que combina com escondidinho de charque?

Para transformar o escondidinho de charque em uma refeição completa você não precisa de nada mais que uma boa salada de folhas verdes.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas