Início » Pratos Especiais » Receita de Escondidinhos

Escondidinho de Carne Seca

Escondidinho de Carne Seca

PREPARO

50 Minutos


RENDIMENTO

8 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Escondidinho de Carne Seca

Hoje temos por aqui Escondidinho de Carne Seca que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 50 minutos esta maravilha de Receita de Escondidinhos para seus convidados. A receita pode render até 8 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de escondidinho de carne seca

O escondidinho de carne seca é um prato muito popular em diversas partes do Brasil. É um prato tipicamente nordestino e hoje procuramos trazer uma receita com ingredientes mais tradicionais para o escondidinho, mas também versões com outros ingredientes que se encontram em qualquer cozinha. Aproveite.

Confira: Escondidinho de frango


Ingredientes Para Escondidinho de Carne Seca

  • 1 kg de macaxeira
  • 500 g de carne seca cozida em água e desfiada
  • 100 ml de leite
  • 200 g de queijo coalho picado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Meia cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de manteiga de garrafa
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • coentro picado a gosto

Como Fazer Escondidinho de Carne Seca


Passo 1

Primeiramente descasque a macaxeira e corte em pedaços pequenos. Coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe até ficar bem macia.


Passo 2

Escorra a macaxeira e amasse para formar um purê. Adicione a manteiga de garrafa e o leite, acerte o sal e reserve.


Passo 3

Enquanto a macaxeira cozinha, refogue a cebola e o alho no azeite. Quando estiverem dourados, acrescente a carne seca e o coentro e deixe pegar o sabor.


Passo 4

Apague o fogo e junte metade do queijo coalho. Coloque um pouco do purê de macaxeira no fundo de uma forma, cubra com a carne e por cima espalhe o restante do purê.


Passo 5

Polvilhe com o restante do queijo coalho e leve ao forno preaquecido a 200 graus até ficar bem dourado por cima.


Informações Adicionais

  • Para dessalgar a carne seca, corte-a em pedaços pequenos e deixe de molho em água fria por pelo menos 12 horas, trocando a água algumas vezes.
  • Cozinhe a carne seca na panela de pressão: escorra a água em que ficou de molho, cubra com água fresca e cozinhe por 30 minutos, contados depois que pegar pressão.

Combinações

Escondidinho de carne seca com batata

Refogue 500 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada com 1 cebola picada, 2 dentes de alho amassados e 2 colheres de sopa de azeite. Adicione 2 tomates picados e cozinhe até o tomate começar a desmanchar. Apague o fogo e junte 200 g de requeijão. Despeje num refratário e cubra com um purê feito com 1 kg de batatas cozidas em água e sal e espremidas, 1 xícara de chá leite e 1 colher de sopa de manteiga. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno quente para gratinar.

Escondidinho de carne seca com aipim

Cozinhe 400 gramas de aipim descascado até ficar bem mole. Passe pelo processador, junte 50 g de manteiga, 200 ml de leite e sal a gosto. Doure 1 cebola e 1 colher de sopa de pasta de alho em 2 colheres de sopa de manteiga e junte 500 g de carne seca picada, ½ sachê de molho de tomate e salsinha a gosto. Coloque em um refratário e cubra com o purê de aipim e 200 g de mussarela fatiada. Leve ao forno até dourar e sirva quente.

Escondidinho de carne seca com abóbora

Primeiro cozinhe 1 kg de abóbora em água e sal. Escorra, passe por um espremedor de batata e adicione 1 copo de requeijão cremoso. Reserve. Em uma forma espalhe um refogado feito com 1 kg de carne seca cozida e desfiada, 2 tomates, 1 cebola, 1 dente de alho, 3 colheres de sopa de azeite de oliva e coentro picado a gosto. Cubra com o purê de abóbora e ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado. Gratine em forno alto e sirva em seguida.

Escondidinho de carne seca com requeijão

Faça um purê consistente com 500 g de mandioca cozida e espremida, sal e pimenta do reino a gosto e 1 copo de requeijão cremoso. Cozinhe 300 g de carne seca dessalgada, desfie e depois refogue com temperos a gosto. Coloque metade do purê em uma forma, por cima faça uma camada com a carne seca e finalize com o restante do purê. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno quente até gratinar.

Escondidinho de carne seca com batata doce

Descasque e cozinhe 2 batatas doces médias até ficarem bem macias. Escorra e amasse as batatas ainda quentes com 1 colher de sopa de manteiga, 1 xícara de leite e 3 colheres de sopa de queijo ralado. Cubra com esse purê um refogado feito com 500 g de carne seca cozida, desfiada e temperada a gosto. Cubra com mussarela fatiada e leve para gratinar em forno preaquecido a 200 graus.

Em refratários individuais untados levemente com azeite, coloque uma porção do recheio e

Dúvidas

Escondidinho de carne seca é saudável?

A carne é rica em fibras, proteínas e vitaminas indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Essas propriedades se mantêm, mesmo na carne seca.

Escondidinho de carne seca pode ser congelado?

Pode-se congelar o escondidinho de seca por até 60 dias em embalagem adequada.

Qual vinho combina no escondidinho de carne seca?

Sirva vinho tinto, intenso e encorpado para acompanhar o escondidinho de carne seca.

O que combina com escondidinho de carne seca?

O escondidinho de carne seca tem bastante carboidratos e proteínas, então para torná-lo uma refeição completa sirva com uma bela salada.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas