Início » Pratos Especiais » Receita de Escondidinhos

Escondidinho de Carne de Sol

Escondidinho de Carne de Sol

PREPARO

60 Minutos


RENDIMENTO

5 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Escondidinho de Carne de Sol

Hoje temos por aqui Escondidinho de Carne de Sol que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 60 minutos esta maravilha de Receita de Escondidinhos para seus convidados. A receita pode render até 5 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de escondidinho de carne de Sol

A carne de sol é uma carne típica do nordeste do Brasil. É chamada assim porque, após salgada, era exposta ao sol para secar. É semelhante ao charque e à carne seca, porém é menos salgada, mais macia e úmida e fica deliciosa nesse escondidinho de carne de sol. Você precisa experimentar!

Confira: Escondidinho de Batata


Ingredientes Para Escondidinho de Carne de Sol

  • 400 g mandioca cozida em água e sal e espremida
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 2 copos americanos de leite
  • 1 copo de requeijão cremoso
  • 1 caixinha de creme de leite
  • queijo parmesão ralado a gosto
  • 400 g de carne de sol dessalgada, cozida e desfiada
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 cebola média em cubinhos
  • salsinha picada a gosto
  • azeitonas verdes picadas a gosto
  • Meia xícara de chá de azeite

Como Fazer Escondidinho de Carne de Sol


Passo 1

Refogue 2 dentes de alho em metade do azeite juntamente com a cebola. Adicione a mandioca espremida e o leite e mexa vigorosamente para formar um creme espesso.


Passo 2

Adicione o requeijão e o creme de leite, acerte o sal e reserve. Em outra panela refogue os outros 2 dentes de alho e a cebola no restante do azeite.


Passo 3

Em seguida junte a carne de sol desfiada, o cheiro verde e a azeitona. Misture bem e distribua em 6 cumbuquinhas individuais.


Passo 4

Cubra a carne de sol com o creme de mandioca e queijo parmesão ralado a gosto. Leve para dourar em forno quente por aproximadamente 20 minutos. Sirva em seguida.


Informações Adicionais

A carne de sol é bastante salgada. Antes de preparar é preciso retirar o excesso de sal. Para isso corte a carne e coloque de molho em água fria por pelo menos 12 horas. Troque a água algumas vezes durante o processo.

Combinações

Escondidinho de carne de sol simples

Esprema 1 kg de batata cozida e misture com 1 lata de creme de leite, 2 colheres de sopa de margarina, sal e pimenta do reino a gosto. Refogue 1 cebola e 1 dente de alho em 1 colher de sopa de azeite. Junte 500 g de carne de sol dessalgada, cozida e desfiada e deixe dourar levemente. Faça uma camada com metade do purê em um pirex, outra de carne de sol e mais uma de purê. Polvilhe queijo ralado e leve para gratinar.

Escondidinho de carne de sol cremoso

Cozinhe e amasse 8 batatas médias. Tempere com sal e pimenta e junte 4 colheres de sopa de requeijão e ½ caixa de creme de leite. Misture para formar um purê e reserve. Em uma panela doure ½ cebola picada em 2 colheres de sopa de manteiga. Junte 500 g de carne de sol dessalgada, cozida e desfiada e 2 colheres de sopa de molho de tomate. Cozinhe por alguns minutos, apague o fogo e junte 4 colheres de sopa de requeijão cremoso. Despeje em um pirex e cubra com o purê. Polvilhe com mussarela ralada e leve ao forno quente até dourar.

Escondidinho de carne de sol com aipim

Amasse 700 g de aipim bem cozido em água e sal ainda quente. Junte 1 colher de sopa de manteiga e 1 xícara de chá de leite para formar um purê espesso. Em uma panela doure 1 cebola picada e 250 g de carne de sol cozida e desfiada. Coloque a carne de sol em cumbuquinhas individuais e cubra com o purê e fatias de mussarela. Gratine em forno pré aquecido e sirva quente.

Escondidinho de carne de sol com batata doce

Cozinhe 400 g de carne de sol dessalgada até ficar bem macia. Desfie e faça um refogado com 1 fio de azeite, alho e cebola. Reserve. Faça um purê com 1 kg de batata doce cozida e amassada, sal, pimenta, 2 colheres de sopa de manteiga e 1 lata de creme de leite sem soro. Coloque metade do purê de batata doce em uma forma refratária. Sobre o purê coloque a carne de sol refogada e então o restante do purê. Cubra com fatias de mussarela e leve ao forno até dourar.

Escondidinho de carne de sol com batata

Cozinhe em água e sal 600 gramas de batata descascada. Amasse e misture com 2 colheres de sopa de manteiga e leite quente aos poucos até formar um purê espesso. Reserve. Em uma panela refogue 1 fatia de bacon na própria gordura, junte 1 cebola picada e quando dourar adicione 300 g de carne de sol cozida e desfiada e 1 tomate. Deixe refogar, coloque em uma forma e cubra com o purê de batatas. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno quente até gratinar. ,

Dúvidas

Escondidinho de carne de sol é saudável?

A carne de sol mantém todas as vitaminas e demais nutrientes da carne fresca. A carne é uma rica fonte de ferro, que previne e trata anemias. Faz bem para ossos e músculos. É um alimento importante para o desenvolvimento do organismo como um todo.

Escondidinho de carne de sol pode ser congelado?

O escondidinho de carne de sol pode ser congelado por até 2 meses.

Qual vinho acompanha o escondidinho de carne de sol?

Sirva o escondidinho de carne de sol com vinhos tintos de leves a médios ou espumantes encorpados.

O que combina com escondidinho de carne de sol?

Salada é o acompanhamento mais indicado para o escondidinho de carne de sol.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas