Início » Pratos Especiais » Receita de Escondidinhos

Escondidinho de Camarão

Escondidinho de Camarão

PREPARO

50 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Escondidinho de Camarão

Hoje temos por aqui Escondidinho de Camarão que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 50 minutos esta maravilha de Receita de Escondidinhos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de escondidinho de camarão

O escondidinho é um prato bem brasileiro. Gratinado no forno é um prato simples de fazer, mas ao mesmo tempo pode ser uma refeição bastante sofisticada. Tradicionalmente feito com batata ou mandioca, também admite outros tipos de raiz ou legumes, como esta receita de escondidinho de camarão. Anote para fazer no próximo jantar com os amigos ou para surpreender sua família.

Confira: Escondidinho de calabresa


Ingredientes Para Escondidinho de Camarão

  • 700 g de abóbora japonesa
  • 2 colheres de chá de curry
  • 2 cebolas picada
  • 1 fio de azeite
  • 1 xícara de chá de espinafre cozido picado
  • 400 g de camarões pequenos limpos
  • 4 colheres de sopa de requeijão
  • ½ xícara de chá de leite de coco
  • queijo parmesão ralado a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto

Como Fazer Escondidinho de Camarão


Passo 1

Descasque a abóbora, corte em pedaços e cozinhe em água e sal até ficar macia. Escorra e amasse ainda quente. Misture com o requeijão e reserve.


Passo 2

Enquanto a abóbora cozinha, refogue o alho e a cebola com o azeite. Em seguida junte o camarão e refogue até que comecem a ficar rosados.


Passo 3

Adicione o espinafre e o leite de coco, tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe por alguns minutos, mexendo até engrossar.


Passo 4

Distribua o camarão em 4 ramequins e cubra com partes iguais do purê de abóbora. Polvilhe com o queijo ralado e leve para gratinar em forno preaquecido. Sirva quente.


Informações Adicionais

  • Não cozinhe demais o camarão para que não fique borrachudo. De 3 a 5 minutos são o suficiente.
  • Sugerimos a abóbora japonesa nesta receita, mas você pode usar abóbora de qualquer variedade.

Combinações

Escondidinho de camarão simples

Coloque 400 g de camarão limpo em uma frigideira com 2 colheres de sopa de azeite, 2 dentes de alho picados e sal a gosto. Quando estiverem rosados junte 2 colheres de sopa de extrato de tomate, salsinha picada e 1 copo de requeijão cremoso. Despeje em uma forma e cubra com um purê feito com 250 g de batatas, 2 colheres de sopa de manteiga e ½ xícara de chá de leite. Polvilhe com queijo ralado e gratine por 15 minutos.

Escondidinho de camarão cremoso

Amasse 500 g de batata cozida e misture com 2 colheres de sopa de manteiga, 1 pitada de noz moscada, 200 g de creme de leite sem soro e sal a gosto. Reserve. Tempere 500 g de camarões limpos com alho e pimenta. Em seguida, em um fio de azeite, doure 2 dentes de alho e 1 cebola picados. Adicione 3 tomates e refogue até que fiquem macios. Adicione os camarões e refogue por 2 ou 3 minutos. Apague o fogo, misture 200 g de cream cheese e reserve. Despeje em uma forma e cubra e espalhe o purê por cima. Cubra com 200 g de mussarela fatiada e leve para gratinar, de 15 a 20 minutos. Sirva quente.

Escondidinho de camarão com aipim

Frite 1 cebola bem picadinha e 2 dentes de alho amassados em 2 colheres de sopa de azeite. Em seguida adicione 1 kg de camarão limpo, 1 tomate sem pele e ¼ de xícara de chá de azeitonas. Cozinhe por 3 minutos, apague o fogo e junte coentro e cebolinha picada a gosto. Faça um purê com 1 kg de aipim cozido e amassado, 2 latas de creme de leite sem soro, 2 colheres de sopa de manteiga, sal e pimenta do reino a gosto. Espalhe metade deste purê em um refratário. Por cima espalhe os camarões e cubra com o restante do purê. Por cima espalhe 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado e em seguida leve ao forno preaquecido a 200 graus para dourar.

Escondidinho de camarão com batata baroa

Misture 1 kg de batata-baroa cozida e amassada, 1 lata de creme de leite sem soro, 1 pitada de noz moscada e sal a gosto. Reserve. Refogue 1 kg de camarão pequeno sem casca em 3 colheres de sopa de azeite. Quando estiverem rosados adicione 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 pimenta dedo de moça, 1 pimentão vermelho e coentro a gosto picados. Refogue por alguns minutos e reserve. Coloque ⅔ do creme de batata baroa em uma forma. Por cima coloque o camarão, 2 copos de requeijão cremoso e o restante do purê. Leve a forma ao forno quente por mais ou menos 15 minutos e sirva em seguida.

Dúvidas

Escondidinho de camarão é saudável?

As vitaminas do camarão previnem o surgimento de doenças do sistema nervoso e o ômega-3 reduz o risco de problemas do coração.

Escondidinho de camarão pode ser congelado?

O escondidinho de camarão pode ser congelado por até 60 dias.

Qual vinho acompanha o escondidinho de camarão?

O escondidinho de camarão combina melhor com vinhos brancos e leves ou mesmo espumantes.

O que combina com escondidinho de camarão?

Tradicionalmente costuma-se servir escondidinho de camarão com arroz branco mas isto acrescenta ainda mais carboidrato à sua refeição. Que tal uma salada, então?




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas