Início » Pratos Especiais » Receita de Escondidinhos

Escondidinho de Batata

Escondidinho de Batata

PREPARO

70 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Escondidinho de Batata

Hoje temos por aqui Escondidinho de Batata que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 70 minutos esta maravilha de Receita de Escondidinhos para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de escondidinho de batata

Quem não ama batata? Frita, cozida, assada, pura ou acompanhada. É um ingrediente barato, de sabor neutro e que por isso combina maravilhosamente com tudo.

Confira: Escondidinho de carne seca


Ingredientes Para Escondidinho de Batata

  • 1 colher de sopa de azeite
  • meio quilo de coxão duro cortado em pedaços pequenos
  • 1 cebola fatiada
  • 2 tomates em cubinhos
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 300 g de batata
  • 300 g de mandioquinha
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • Meia xícara de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Como Fazer Escondidinho de Batata


Passo 1

Aqueça o azeite na panela de pressão e doure a carne. Em seguida junte a cebola, o caldo de carne, o tomate e 2 xícaras de chá de água.


Passo 2

Cozinhe a carne em panela tampada até ficar macia, aproximadamente 30 minutos. Desfie a carne, junte a salsinha picada, volte à panela e deixe apurar o molho. Reserve.


Passo 3

Enquanto a carne cozinha, descasque as batatas, raspe as mandioquinhas e corte em pedaços pequenos. Leve ao fogo, cobertas com água e um pouco de sal e cozinhe até ficarem bem macias.


Passo 4

Escorra, passe pelo espremedor de batatas e acrescente o leite e a manteiga. Misture bem até obter um purê. Despeje a carne em um refratário e cubra com o purê.


Passo 5

Polvilhe com o queijo ralado e leve para gratinar, em forno preaquecido a 200 graus, por aproximadamente 15 minutos.


Informações Adicionais

  • Se você preferir, faça porções individuais do escondidinho, montando diretamente em ramequins.
  • Essa é uma receita que você pode inclusive vender, se fizer em embalagens individuais de alumínio.

Combinações

Escondidinho de batata com linguiça

Cozinhe 3 batatas grandes com água e sal, escorra, amasse e faça um purê com ¼ de xícara de chá de leite e 1 colher de sopa de manteiga. Reserve. Enquanto a batata cozinha, tire a pele de 3 linguiças de frango e refogue com ½ cebola picada, 1 tomate picado, cheiro verde a gosto e 50 g de bacon. Coloque o refogado de linguiça em uma forma e cubra com o purê. Polvilhe com queijo ralado e gratine em forno preaquecido por 15 minutos aproximadamente.

Escondidinho de batata com carne moída

Em 2 colheres de sopa de azeite, doure 1 cebola e 1 dente de alho. Em seguida junte 700 g de carne moída e cozinhe em fogo alto, sempre mexendo para não juntar água. Quando a carne estiver quase cozida, junte 1 xícara de chá de molho de tomate, sal e pimenta do reino a gosto. Termine o cozimento e coloque em um refratário. Cubra com um purê, feito com 1 kg de batatas cozidas e amassadas, 1 xícara de chá de leite e 2 colheres de sopa de manteiga. Por cima espalhe 300 g de mussarela fatiada e leve para gratinar. Sirva em seguida.

Escondidinho de batata com frango

Cozinhe 1 quilo de batata em água e sal. Amasse enquanto estiverem quentes, junte 1 copo de requeijão para fazer um purê. Espalhe metade em um pirex. Por cima faça uma camada com 500 g de frango cozido e desfiado e temperado a gosto. Cubra com o restante do purê, polvilhe ½ xícara de chá de queijo ralado e leve ao forno quente até gratinar.

Escondidinho de batata com camarão

Cozinhe 5 batatas grandes, amasse e junte 2 colheres de sopa de margarina e 100 g de catupiry. Reserve. Enquanto as batatas cozinham, doure 1 cebola picada em 2 colheres de sopa de azeite. Adicione 2 tomates picados e 1 kg de camarão pequeno limpo. Cozinhe até o camarão ficar rosado. Tempere com sal e pimenta. Apague o fogo e adicione 1 lata de creme de leite sem soro. Em uma travessa espalhe metade do purê, cubra com o molho de camarão e por cima coloque o restante do purê. Cubra com mussarela fatiada e leve ao forno para gratinar.

Escondidinho de batata com requeijão

Faça um purê com 600 g de batata cozida e amassada e 1 copo de requeijão cremoso. Em um pirex espalhe 500 g de carne seca cozida, desfiada e refogada com temperos a gosto. Coloque o purê de batatas por cima, 1 xícara de mussarela ralada e leve para gratinar, em forno a 200 graus, por cerca de 15 minutos.

Dúvidas

Escondidinho de batata é saudável?

A batata tem cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Esses elementos fortalecem os ossos e são muito importantes, principalmente na terceira idade, quando os problemas ósseos são mais comuns. Também possui potássio que ajuda a combater a hipertensão.

Escondidinho de batata pode ser congelado?

Mantenha seu escondidinho de batata por até 60 dias no freezer ou no congelador.

Qual vinho combina no escondidinho de batata?

Para escolher o vinho certo para o escondidinho de batata considere principalmente o recheio.

  1. Frango – tinto leve
  2. Carne ou linguiça – tinto, intenso e encorpado
  3. Camarão – branco ou rosé leves

O que combina com escondidinho de batata?

Uma salada de folhas verdes variadas é o complemento ideal para seu escondidinho de batata.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas