Início » Pratos Especiais » Receita de Escondidinhos

Escondidinho de Batata Doce

Escondidinho de Batata Doce

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

8 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Escondidinho de Batata Doce

Hoje temos por aqui Escondidinho de Batata Doce que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receita de Escondidinhos para seus convidados. A receita pode render até 8 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de escondidinho de batata doce

O escondidinho de batata doce é o queridinho das pessoas que gostam de academia, principalmente quando é recheado com frango. Mas você não precisa se limitar ao frango para, escolha uma de nossas receitas ou use sua criatividade.

Confira: Escondidinho de aipim


Ingredientes Para Escondidinho de Batata Doce

  • 4 batatas doces médias
  • 250 ml de água
  • 1/3 de xícara de chá de azeite extra virgem
  • sal, pimenta e noz moscada ralada a gosto
  • 500 g de carne cozida desfiada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 cebolas roxas fatiadas
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão verde
  • 1 cenoura média ralada
  • 1/2 cabeça de brócolis
  • 1 caixa de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • cebolinha e salsinha picadas a gosto
  • queijo ralado a gosto

Como Fazer Escondidinho de Batata Doce


Passo 1

Primeiramente cozinhe as batatas com casca em água e sal até ficarem bem macias.


Passo 2

Escorra as batatas, descasque e amasse ou passe pelo processador ainda quentes. Misture com a manteiga e o creme de leite para formar um purê espesso.


Passo 3

Enquanto as batatas cozinham, refogue a cebola, o alho e os pimentões cortados em tirinhas finas em uma panela com o azeite.


Passo 4

Junte a carne desfiada, a cenoura, o brócolis e a água. Deixe cozinhar até os legumes começarem a amolecer e a água secar.


Passo 5

Espalhe uma camada do purê de batata doce em uma forma que possa ser levada ao forno.


Passo 6

Por cima espalhe o recheio de carne. Cubra com a outra metade do purê, alise com uma espátula e polvilhe com queijo ralado. Leve a forma para assar por 25 minutos, em forno preaquecido a 250 graus.


Informações Adicionais

Você pode cozinhar a batata doce de um modo fácil e rápido no microondas: fure a batata com um garfo, enrole-a inteira em papel toalha molhado. Coloque em um recipiente e leve ao microondas por 3 a 5 minutos.

Combinações

Escondidinho de batata doce com frango

Cozinhe 500 g de peito de frango na panela de pressão com 2 ramos de manjericão, sal e pimenta do reino. Escorra e desfie o frango. Descarte o manjericão, complete o caldo que sobrou com mais água e cozinhe 1 kg de batata doce. Em 2 colheres de sopa de azeite frite 1 cebola e 2 dentes de alho. Adicione o frango desfiado e 2 colheres de sopa de molho de tomate. Escorra as batatas cozidas, amasse e misture com 2 colheres de sopa de manteiga e leite quente suficiente para fazer um purê. Coloque o frango em um pirex e cubra com o purê. Espalhe mussarela fatiada sobre o purê e gratine em forno quente.

Escondidinho de batata doce com carne moída

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande, doure 1 cebola picada e em seguida refogue 400 g de carne moída. Mexa para que não junte muita água. Quando a carne estiver cozida e bem sequinha junte ½ xícara de cenoura ralada, ½ xícara de molho de tomate, sal, pimenta e salsinha picada a gosto. Cozinhe por mais alguns minutos e despeje num refratário. Amasse 600 g de batata doce cozida e misture com ½ xicara de chá de leite e 2 colheres de sopa de manteiga. Coloque o purê sobre a carne moída, faça uma camada com mussarela fatiada e leve ao forno quente para gratinar.

Escondidinho de batata doce com camarão

Tempere 400 g de camarão pequeno limpo com sal e pimenta do reino e doure em um pouco de azeite com 1 talo de alho poró fatiado. Distribua em pirex individuais e cubra com a seguinte mistura: 3 batatas doces cozidas e amassadas, 4 colheres de sopa de requeijão cremoso e 1 colher de sopa de manteiga. Polvilhe queijo ralado a gosto, gratine e sirva quente.

Escondidinho de batata doce fit

Depois de cozinhar 500 g de batata cozida, amasse e junte 1 colher de margarina e leite quente suficiente para fazer um purê firme. Coloque metade do purê em uma forma, cubra com 500 g de frango cozido, desfiado e temperado a gosto. Por cima espalhe 1 pote de creme de ricota e cubra com o restante do purê. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até gratinar.

Dúvidas

Escondidinho de batata doce é saudável?

Por ser fonte de carboidratos, a batata doce pode contribuir para o ganho de massa muscular. Além disso, possui muitas fibras, favorecendo a saciedade e a saúde do intestino.

Escondidinho de batata doce pode ser congelado?

O escondidinho de batata doce pode ser congelado por até 60 dias em embalagens adequadas.

Qual vinho acompanha o escondidinho de batata doce?

Escolher vinho para servir com o escondidinho vai depender do recheio. Para escondidinho de carne escolha um bom vinho tinto. E se for de frango ou camarão o vinho branco é a melhor pedida.

O que combina com escondidinho de batata doce?

O escondidinho tem carboidratos e proteínas então para fazer uma refeição completa basta acrescentar uma salada de folhas verdes.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas