Início » Pratos Especiais » Receita de Escondidinhos

Escondidinho de Aipim

Escondidinho de Aipim

PREPARO

90 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Escondidinho de Aipim

Hoje temos por aqui Escondidinho de Aipim que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 90 minutos esta maravilha de Receita de Escondidinhos para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de escondidinho de aipim

O escondidinho de aipim é aquela receita que você precisa ter no seu caderno de receitas. Para fazer em qualquer dia da semana, é um prato simples mas que faz bonito também nas reuniões com os amigos.

Confira: Escondidinho de morango


Ingredientes Para Escondidinho de Aipim

  • 500 g de aipim
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 100 ml de leite
  • 300 g de carne moída
  • Meia calabresa
  • Meia cebola
  • Meio pimentão
  • 50 g de bacon picado
  • Meia xícara de chá de molho de tomate
  • Sal e alho a gosto

Como Fazer Escondidinho de Aipim


Passo 1

Comece preparando o purê: numa panela de pressão cozinhe o aipim descascado por aproximadamente 20 ou 30 minutos até ficar bem mole


Passo 2

Em seguida escorra tire os fiapos mais duros e passe no espremedor de batatas ou no processador de alimentos. Misture com a margarina e o leite e mexa bem até ficar homogêneo.


Passo 3

Agora prepare o recheio: Frite o bacon na sua própria gordura quando estiver bem Dourado junte a cebola e deixe refogar


Passo 4

Em seguida coloque a calabresa picada e a carne moída. Tempere com sal, pimenta e alho a gosto e mexa até a carne ficar bem soltinha.


Passo 5

Quando a carne estiver cozida junte o tomate, o pimentão o molho de tomate e deixe apurar,


Passo 6

Finalmente faça a montagem coloque metade do purê de aipim em uma travessa por cima espalhe o recheio de carne moída e cubra com o restante do purê fale fatias de mussarela e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até dourar sirva quente


Informações Adicionais

Para economizar gás, cozinhe o aipim na panela de pressão. Comece com o fogo alto e quando pegar pressão abaixe.

É mais fácil espremer o aipim ainda quente.

Combinações

Escondidinho de aipim com carne seca

Misture 1 kg de aipim cozido em água e sal espremido com 1 lata de creme de leite e 2 colheres de sopa de margarina. Coloque metade deste purê em um pirex e por cima espalhe um recheio feito com ½ kg de carne seca cozida e desfiada, refogada com uma cebola média picadinha, alho a gosto esmagado e 1 pimentão vermelho picado. Por cima da carne coloque o restante do purê de aipim, cubra com fatias de mussarela e leve ao forno quente até borbulhar e ficar bem dourado

Escondidinho de aipim cremoso

Na panela de pressão cozinhe 1 kg de aipim com água e sal até ficar bem macio. Apague o fogo, escorra e passe o aipim pelo processador para ficar um creme bem liso. Refogue 1 cebola picada em um fio de azeite e adicione o aipim. Tempere com sal, noz moscada e adicione um pote de cream cheese e ½ lata de creme de leite sem soro. Para o recheio refogue 700g de carne de sol cozida e desfiada com 1 cebola picada, 2 dentes de alho e três colheres de sopa de azeite. Adicione cheiro verde a gosto e um tomate picado.Coloque a carne em uma travessa refratária e cubra com o purê de aipim. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno quente até ficar bem dourado.

Escondidinho de aipim com com requeijão

Amasse 1 kg de aipim cozido, misture com 1 pacote de queijo ralado, 1 lata de creme de leite sem soro e 2 colheres de sopa bem cheias de margarina. Faça um purê e coloque metade dele em uma forma refratária. Prepare um recheio com ½ kg de carne de sol cozida e desfiada, refogada com 1 cebola média, 3 dentes de alho, ½ tablete de caldo de carne e 3 colheres de sopa de manteiga. Quando a carne estiver dourada coloque sobre a camada de purê e cubra com o restante do creme de aipim. Polvilhe com queijo mussarela ralado por cima e leve ao forno para gratinar.

Escondidinho de aipim com frango

Doure 3 dentes de alho e 1 cebola grande picada em 2 colheres de sopa de azeite. Adicione 1 kg de peito de frango cozido e desfiado, ½ xícara de chá de molho de tomate, 1 pitada de curry e 100 g de requeijão cremoso. Faça com creme com 2 kg de aipim cozido e amassado, 200g de requeijão cremoso, 1 pacote de queijo ralado e cheiro verde picado a gosto. Coloque porções deste creme em forminhas individuais, cubra com um pouco do recheio de frango e por cima coloque mais um pouco do purê. Polvilhe com queijo ralado e leve para gratinar por aproximadamente 20 minutos.

Dúvidas

Escondidinho de aipim é saudável?

O aipim é uma raiz que possui grande quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais fortalecendo o sistema imunológico. O aipim também ajuda a melhorar o humor, é benéfico para a saúde do coração e ajuda a combater a artrite.

Escondidinho de aipim pode ser congelado?

Você pode congelar o escondidinho de aipim por até 60 dias em embalagens próprias

Qual vinho acompanha o escondidinho de aipim?

O vinho para servir com escondidinho de aipim precisa combinar com o recheio. Se for de carne ou frango, sirva um vinho tinto. Já se o escondidinho tiver recheio de camarão ou frutos do mar o vinho mais apropriado é o branco.

O que combina com escondidinho de aipim?

Para complementar o escondidinho de aipim você não precisa de nada além de uma bela salada.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas