Início » Pratos Especiais

Macarronada

Macarronada

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

10 Porções


FAVORITOS

9


CHEFF

Juliana Al


Macarronada

Hoje temos por aqui Macarronada que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Pratos Especiais para seus convidados. A receita pode render até 10 Porções e é muito simples de fazer...

Quer aprender uma receita prática e muito saborosa, ideal para aquele almoço ou jantar em família? Aprenda a fazer macarronada!

Este é um prato que permite muitas variações e acompanhamentos. E o melhor, trata-se de um prato econômico, que não necessita de muitos ingredientes.

Sobre a receita de macarronada

Até mesmo quem está começando a se aventurar na cozinha consegue fazer uma deliciosa macarronada e impressionar seus amigos e familiares. Veja só como é fácil.


Ingredientes Para Macarronada

  • 1 litro de água
  • 1 pacote de macarrão do tipo espaguete
  • Sal a gosto
  • Um fio de óleo
  • 1 cebola grande
  • 2 tomates maduros
  • Salsinha
  • 1 lata de extrato de tomate
  • Queijo ralado

Como Fazer Macarronada


Passo 1 (Macarrão)

Para começar, coloque a água com o sal para ferver. Quando ela estiver fervendo, acrescente o macarrão e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Escorra e jogue água fria para interromper o cozimento da massa.


Passo 2 (Molho)

Enquanto a água estiver fervendo e o macarrão cozinhando prepare o molho de tomate. Corte a cebola e os tomates (sem as sementes) em pedaços médios.


Passo 3

Refogue a cebola em um fio de óleo e quando ela estiver murcha, acrescente os tomates, o extrato de tomate e a salsinha. Mexa e cozinhe por 3 minutos


Passo 4

Agora é hora de montar seu prato, então pegue um refratário e intercale 2 ou 3 camadas de macarrão e molho. Por cima coloque um pouco de queijo ralado e sirva.


Informações Adicionais

  • Se quiser um molho de tomate mais homogêneo, bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque novamente no fogo e deixe ferver antes de colocar sobre o macarrão.
  • Você pode adicionar ainda ervilhas, azeitonas ou cogumelos ao molho. Fica uma delícia!
  • Outra forma de incrementar a sua macarronada é intercalar macarrão, fatias de presunto, fatias de queijo e molho no refratário. Leve ao forno para gratinar e sirva quente.
  • Não precisa adicionar nem óleo e nem azeite na água quando for cozinhar o macarrão.
  • Evite ficar mexendo muito o macarrão enquanto ele estiver cozinhando.
  • Deixe o macarrão cozinhar até que ele fique al dente. O tempo exato vai estar indicado na embalagem.

Combinações

Macarronada com carne moída

Este é o famoso e clássico macarrão à bolonhesa. Ele é muito simples de fazer, basta acrescentar carne moída cozida ao molho. Não tem erro.

Macarronada com frango

Não gosta de carne moída? Então basta acrescentar frango desfiado cozido ao molho.

Macarronada com creme de leite

Já se a intenção é dar à macarronada um toque mais gourmet, adicionar algumas colheres de sopa de creme leite ao molho é uma ótima ideia. Acrescente a quantidade de acordo com o seu gosto, lembrando que quanto mais creme de leite, mais rosado o molho ficará.

Macarronada com salsicha

Esta é a combinação preferida das crianças, e também de alguns adultos. Pedaços de salsicha no molho da macarronada fazem a alegria de muita gente e é algo muito simples de fazer.

Dúvidas

1.Qual o melhor macarrão para fazer macarronada?

O ideal é preparar a macarronada com o seu tipo de macarrão preferido. No entanto, é bom saber que o espaguete, fusilli e penne são os melhores tipos de macarrão para fazer macarronada.

2. O que combina com macarronada?

Macarronada e frango assado é uma tradição no almoço de domingo de várias famílias e essa é uma deliciosa combinação. Macarronada também é uma ótima companhia para carnes assadas.

3. O que fazer com sobra de macarronada?

Sobrou macarronada e você procura por algo prático e gostoso? Faça uma fritada de macarrão. É muito simples de fazer, você só vai precisar das sobras de macarronada, 3 ovos, 200 g de queijo parmesão ralado, sal e pimenta a gosto e 1 colher (sopa) de margarina.

Coloque os ovos, queijo, sal e pimenta-do-reino em um recipiente e misture tudo. Em seguida, coloque o macarrão. Em uma frigideira, coloque a manteiga e deixe derreter. Assim que derreter, coloque em fogo baixo e despeje o omelete sobre a panela, deixando fritar por 3 minutos de cada lado.

4. Macarronada engorda?

Não necessariamente. Se for consumido de forma moderada, dificilmente a pessoa vai engordar apenas por consumir macarrão.

5. Macarronada é saudável?

Sim! Macarronada é um alimento saudável e uma excelente fonte de carboidrato. Apenas fique de olho na qualidade dos ingredientes que serão acrescentados ao molho.

6. Macarronada precisa cozinhar?

Sim. A macarronada é um prato que precisa ser cozido.

7. Macarronada pode ficar na geladeira?

Sim! A macarronada pronta pode ser conservada na geladeira.

8. Macarronada pode ser congelada?

A macarronada pode ser conservada na geladeira ou no congelador.

9. Macarronada é remosa?

Os alimentos remosos são aqueles que possuem ação inflamatória, podendo  trazer consequências desagradáveis para  o organismo. A macarronada simples não é remosa. Porém, quando acrescentados ingredientes como presunto e salsicha, ela pode se tornar remosa.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas