Como Fazer e Usar Fermento Caseiro.

Como Fazer e Usar Fermento Caseiro. Tire s suas dúvidas aqui e mãos à massa!

Como Fazer e Usar Fermento Caseiro

Como Fazer e Usar Fermento Caseiro

Veja Também: Apostila Gratuita de Salgados Fritos e Assados.

Veja Também: Como Limpar Panelas e Deixa-las Novas.

Veja Também: Tabela de Conversão de Medidas Culinárias.

 

INGREDIENTES

  • ½ xícara de chá de água mineral ligeiramente morna
  • 2 xícaras de chá rasas de farinha de trigo sem fermento
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado ou mascavo (depois que usar o fermento ou a cada 30 dias)

 

Como Fazer e Usar Fermento Caseiro:
Modo de Preparo

  1. Em um pote de vidro ou de plástico grande e limpo, coloque a água e a farinha e misture muito bem, sem deixar nenhuma pelota. A mistura deve ficar com a consistência de um mingau grosso. Se ficar muito pesado, adicione mais um gole de água.
  2. Apoie a tampa (não rosqueie, nem trave) sobre o pote e deixe descansando por 1 ou 2 dias.
  3. Quando bolhas (a partir do 2º ou 3º dia) aparecerem na mistura é sinal de que o fermento precisa ser alimentado, então retire e jogue fora 1 xícara do fermento e adicione novamente 1 xícara de chá de farinha e 1/2 xícara de chá de água, controlando a consistência para ficar como um mingau grosso. Mexa bem e deixe novamente descansando.
  4. Realimente o fermento por, no mínimo, 7 dias. O ideal é de 10 a 15 dias. A partir do 5º dia alimentando seu fermento, ele já tem força suficiente para fazer crescer um belo pão.
  5. Para ter um pão gigante, você precisará de cerca de 2 xícaras de chá (200g) desse fermento.
  6. Lembre-se de alimentar o seu fermento a cada 30 dias ou depois de utilizar o fermento em suas receitas. Descarte uma parte e adicione 1 xícara de chá de farinha, ½ xícara de chá de água e 1 colher de sopa de açúcar refinado (ou mascavo). Misture e guarde.

Dicas:

  • Para saber a quantidade aproximada de fermento que você deve utilizar na receita, basta dividir o peso do pão por 4: ¼ do peso deve ser de fermento e ¾ de farinha de trigo, por exemplo: para um pão de 800g, utilize 200g de fermento caseiro e 600g de farinha de trigo na receita; para um pão de 500g, utilize 120g de fermento e 400g de farinha de trigo.
  • O fermento dura para sempre e pode ser congelado. Congele no pote em que ele se encontra. Antes de completar 30 dias, deixe 1 dia fora da geladeira, descarte uma parte, alimente-o novamente e deixe umas 4 horas agindo antes de utilizar.
  • Se o seu fermento natural estiver borbulhando muito, significa que ele está perfeito para o uso. Controle o seu fermento colocando-o na geladeira, pois isso evita que ele cresça muito.
  • É normal que o fermento fique com um cheiro meio azedo. Quando isso ocorrer, seu pão ficará com um gosto semelhante ao do pão italiano.

 

GOSTOU? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK E TENHA ACESSO A MARAVILHOSAS RECEITAS DIARIAMENTE.

CURTA NOSSA PÁGNA NO FACEBOOK PÁGINA RECEITAS MIX

loading...